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dc.contributor.authorBianchi, Lorenzo-
dc.contributor.authorAdamczyk, Willian-
dc.contributor.otherEvidência Express (EvEx)-
dc.date.accessioned2022-05-30T17:56:06Z-
dc.date.available2022-05-30T17:56:06Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7050-
dc.description.abstractEsta síntese ágil de evidências possui dois objetivos. O primeiro objetivo é descrever o estado atual e evolução histórica da cobertura e sobreposição das políticas de assistência estudantil previstas no PNAES e do programa de Bolsa Permanência no atendimento à população estudantil vulnerável. Para tanto, é realizada uma análise quantitativa exploratória a partir das informações sobre estudantes presentes nos Censos da Educação Superior de 2013 a 2019 no intuito de verificar a evolução da cobertura da assistência estudantil e a sobreposição do recebimento de diferentes benefícios ao longo do período analisado. O segundo objetivo é avaliar a contribuição dessas duas políticas para diminuir a evasão estudantil no ensino superior brasileiro. Esse objetivo é realizado a partir da análise da literatura especializada voltada à avaliação dos impactos desses programas.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectacesso à educaçãopt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectpesquisapt_BR
dc.titlePolíticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanênciapt_BR
dc.typeApostilapt_BR
dc.typeFolders/Cartilhaspt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical28 páginaspt_BR
dc.description.classificationAnálise e Ciência de Dadospt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.description.additionalIniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:Evidência Express (EvEx)
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2021.11.30 - Políticas nacionais de assistência estudantil - P2 - rev. 23-05-22.pdfPolíticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência1.06 MBAdobe PDF Thumbnail
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