Políticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência
Título: | Políticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência |
Autor(es): | Bianchi, Lorenzo Adamczyk, Willian |
Contribuidor: | Evidência Express (EvEx) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Universidade de Brasília (UnB) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Apostila Folders/Cartilhas |
Extensão/Indicação de Série: | 28 páginas |
Data: | Nov-2021 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Análise e Ciência de Dados Educação e Docência Políticas Públicas |
Resumo: | Esta síntese ágil de evidências possui dois objetivos. O primeiro objetivo é descrever o estado atual e evolução histórica da cobertura e sobreposição das políticas de assistência estudantil previstas no PNAES e do programa de Bolsa Permanência no atendimento à população estudantil vulnerável. Para tanto, é realizada uma análise quantitativa exploratória a partir das informações sobre estudantes presentes nos Censos da Educação Superior de 2013 a 2019 no intuito de verificar a evolução da cobertura da assistência estudantil e a sobreposição do recebimento de diferentes benefícios ao longo do período analisado. O segundo objetivo é avaliar a contribuição dessas duas políticas para diminuir a evasão estudantil no ensino superior brasileiro. Esse objetivo é realizado a partir da análise da literatura especializada voltada à avaliação dos impactos desses programas. |
Palavras-chave: | educação; acesso à educação; políticas públicas; pesquisa |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Observações/Notas: | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7050 |
Aparece nas coleções: | Evidência Express (EvEx) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021.11.30 - Políticas nacionais de assistência estudantil - P2 - rev. 23-05-22.pdf | Políticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.