Título: Políticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência
Autor(es): Bianchi, Lorenzo
Adamczyk, Willian
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Universidade de Brasília (UnB)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apostila
Folders/Cartilhas
Extensão/Indicação de Série: 28 páginas
Data: Nov-2021
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Educação e Docência
Políticas Públicas
Resumo: Esta síntese ágil de evidências possui dois objetivos. O primeiro objetivo é descrever o estado atual e evolução histórica da cobertura e sobreposição das políticas de assistência estudantil previstas no PNAES e do programa de Bolsa Permanência no atendimento à população estudantil vulnerável. Para tanto, é realizada uma análise quantitativa exploratória a partir das informações sobre estudantes presentes nos Censos da Educação Superior de 2013 a 2019 no intuito de verificar a evolução da cobertura da assistência estudantil e a sobreposição do recebimento de diferentes benefícios ao longo do período analisado. O segundo objetivo é avaliar a contribuição dessas duas políticas para diminuir a evasão estudantil no ensino superior brasileiro. Esse objetivo é realizado a partir da análise da literatura especializada voltada à avaliação dos impactos desses programas.
Palavras-chave: educação;  acesso à educação;  políticas públicas;  pesquisa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Observações/Notas: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7050
Aparece nas coleções:Evidência Express (EvEx)
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2021.11.30 - Políticas nacionais de assistência estudantil - P2 - rev. 23-05-22.pdfPolíticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência1.06 MBAdobe PDF Thumbnail
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