Acesso aos direitos fundamentais: uma abordagem da pauta indígena
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Barnabé, Eduardo Gomes (Conteudista/MMFDH, 2021) | - |
dc.contributor.author | Bonissoni, Natammy Luana de Aguiar (Conteudista/MMFDH, 2021) | - |
dc.contributor.author | Silva, Dayanna (Conteudista/MMFDH, 2021) | - |
dc.contributor.other | Teixeira, Iara da Paixão Corrêa (Coordenadora/Enap, 2021) | - |
dc.contributor.other | Reis, Priscila Callegari (Coordenadora/Enap, 2021) | - |
dc.contributor.other | Moura, Ana Beatrice Neubauer de (revisora, 2021) | - |
dc.contributor.other | Gulart, Ana Clara (desenhista gráfico, 2021) | - |
dc.contributor.other | Rodrigues, Ana Carolina Petrocchi (coordenadora de produção, 2021) | - |
dc.contributor.other | Martins, Isaac Silva (implementador moodle, 2021) | - |
dc.contributor.other | Silva, Fabrícia Kelly Alves Ramos da (implementadora Rise360, 2021). | - |
dc.contributor.other | Albim, Vanessa Mubarak (Diagramador, 2021) | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T20:59:46Z | - |
dc.date.available | 2022-01-21T20:59:46Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6820 | - |
dc.description.abstract | O curso Acesso aos direitos fundamentais: uma abordagem da pauta indígena foi desenvolvido em 2021 pela Enap em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção Global – SNPG/MMFDH e integra o Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC-DH). A demanda do curso surgiu a partir de solicitações de apoio a povos indígenas, que chegam tanto por parte da sociedade civil quanto das outras esferas governamentais, junto ao MMFDH. Assim, entende-se que muitas delas poderiam ser facilmente resolvidas nas esferas locais se o conhecimento de políticas públicas para indígenas fosse amplamente disseminado. Busca-se, portanto, por meio desta capacitação será possível disponibilizar ferramentas de conhecimento para suprir essa lacuna. O conteúdo deste curso é estruturado em (nº de módulos) módulos: Módulo 1 - A História dos Povos Indígenas Brasileiros; Módulo 2 – Monitoramento Direitos e Deveres dos Povos Indígenas; Módulo 3 – Políticas Públicas Indígenas; Módulo 4 – O Papel dos Órgãos de Assistência aos Povos Indígenas. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | https://rise.articulate.com/share/aS3wBvOkgbODrk_PNjh_PX5Mrgqc59ce | pt_BR |
dc.subject | direitos fundamentais | pt_BR |
dc.subject | povo indígena | pt_BR |
dc.subject | assistência social | pt_BR |
dc.title | Acesso aos direitos fundamentais: uma abordagem da pauta indígena | pt_BR |
dc.type | Apostila | pt_BR |
dc.type | Curso Completo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 1: A História dos povos indígenas brasileiros, 18 páginas | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 2 - Direitos e deveres dos povos indígenas, 31 páginas | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 3 - Políticas públicas indígenas, 33 páginas | pt_BR |
dc.description.physical | Módulo 4 - O papel dos órgãos de assistência aos povos indígenas, 29 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Sociais | pt_BR |
dc.educational.description | O objetivo do curso é capacitar servidores, colaboradores e interessados na temática sobre a história e os direitos fundamentais garantidos aos povos indígenas brasileiros. Ao final deste curso, espera-se que o servidor seja capaz de: Compreender a história dos povos indígenas brasileiros; Reconhecer o conceito de cidadania; Compreender quais são os direitos e deveres dos povos indígenas brasileiros nos dias atuais; Compreender como se dá o acesso dos povos indígenas à política pública de saúde; Compreender como se dá o acesso dos povos indígenas à política pública educacional; Compreender como se dá o acesso dos povos indígenas à política pública de assistência social; Compreender a atuação da Funai na assistência aos povos indígenas; Compreender a atuação da SESI na assistência aos povos indígenas; Compreender a atuação do MMFDH na assistência aos povos indígenas; Compreender a atuação do Ministério Público e das Defensorias Públicas na assistência aos povos indígenas. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | O curso Acesso aos direitos fundamentais: uma abordagem da pauta indígena destina-se a servidores que trabalham com a temática sobre a história e os direitos fundamentais garantidos aos povos indígenas brasileiros. | pt_BR |
dc.educational.context | Este curso terá o conteúdo ministrado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual ENAP, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas. Importante! Este curso é sem tutoria. Não há presença do tutor para tirar dúvidas de conteúdo nem a interação com outros participantes por meio de salas de bate papo informais (chats) ou fóruns de discussão. Os recursos utilizados serão: CheckList: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas. Glossário: ferramenta semelhante a um dicionário, que apresenta ao participante uma lista de termos e definições. Biblioteca: recurso disponível com leituras referentes aos temas do curso. Dentre eles, constam: o conteúdo do curso para impressão e material complementar. Vídeos interativos (com animações e/ou instrutor): ferramenta que oferece conteúdos interativos com o intuito de propiciar uma aprendizagem mais dinâmica. Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário, ao final de cada conteúdo. Avaliação de Satisfação do Curso: Estratégia de coleta de opiniões do participante, visando ao aperfeiçoamento de ações educacionais ofertadas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. | pt_BR |
Appears in Collections: | Escola Virtual: Políticas Sociais |
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Módulo 1 - A História dos povos indígenas brasileiros.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Módulo 2 - Direitos e deveres dos povos indígenas.pdf | 2.77 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Módulo 3 - Políticas públicas indígenas.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Módulo 4 - O papel dos órgãos de assistência aos povos indígenas.pdf | 3.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
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