Linguagem, comunicação e engajamento de servidores públicos: o contexto do IFB - campus Brasília
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Júnio César Batista de | - |
dc.contributor.other | Pantoja, Maria Júlia (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T22:19:24Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T22:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6592 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar quais as variáveis existentes no tripé comunicação-linguagem-engajamento, como elas se manifestam, como se articulam e quais os resultados desta engrenagem interacional. Dessa forma, obtém-se como resultado as percepções compartilhadas de servidores públicos de uma instituição educacional acercade dos níveis de engajamento. E partindo da suposição de que que os processos de comunicação e a linguagem exercem efeitos sobre os níveis de engajamento dos indivíduos e equipes que atuam em instituições educacionais públicas, elegeu-se como locus da pesquisa o InstitutoFederal de Brasília - IFB, Campus Brasília. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso implementado no ano de 2021. Este marco temporal delimita as fronteiras de análise tanto pela perspectiva cronológica quanto pela social. A investigaçãose restringirá na análise dos dados coletados por meio de um survey o qual contemplou perguntas de natureza motivacional, todas relacionadas à atuação do servidor dentro do espaço o qual ele está inserido, perpassando pelas esferas do perfil demográfico, da linguagem e comunicação e do engajamento. O presente artigo está dividido em três partes. Na primeira, serão apresentadas e discutidas questões teóricas importantes sobre a linguagem e comunicação; e engajamento dos servidores que podem ser aplicadas na área da administração pública de forma geral. Na segunda, será apresentada a metodologia como alicerce para o estudo e suas particularidades. E na terceira e última parte, apresentaremos uma discussão dos dados coletados com base no instrumento de pesquisa eleito como norteador para esta pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | linguagem | pt_BR |
dc.subject | comunicação | pt_BR |
dc.subject | engajamento | pt_BR |
dc.subject | servidor público | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | Linguagem, comunicação e engajamento de servidores públicos: o contexto do IFB - campus Brasília | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Júnio César Batista de Souza | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 29 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão de Pessoas | pt_BR |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.educational.description | Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados. | pt_BR |
dc.educational.context | Carga Horária - 360 horas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo Final. Júnio César Batista de Souza. PDF.pdf | Arquivo Principal | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.