Título: Linguagem, comunicação e engajamento de servidores públicos: o contexto do IFB - campus Brasília
Autor(es): Souza, Júnio César Batista de
Contribuidor: Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 29 páginas
Data: 2021
Detentor dos direitos autorais: Júnio César Batista de Souza
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar quais as variáveis existentes no tripé comunicação-linguagem-engajamento, como elas se manifestam, como se articulam e quais os resultados desta engrenagem interacional. Dessa forma, obtém-se como resultado as percepções compartilhadas de servidores públicos de uma instituição educacional acercade dos níveis de engajamento. E partindo da suposição de que que os processos de comunicação e a linguagem exercem efeitos sobre os níveis de engajamento dos indivíduos e equipes que atuam em instituições educacionais públicas, elegeu-se como locus da pesquisa o InstitutoFederal de Brasília - IFB, Campus Brasília. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso implementado no ano de 2021. Este marco temporal delimita as fronteiras de análise tanto pela perspectiva cronológica quanto pela social. A investigaçãose restringirá na análise dos dados coletados por meio de um survey o qual contemplou perguntas de natureza motivacional, todas relacionadas à atuação do servidor dentro do espaço o qual ele está inserido, perpassando pelas esferas do perfil demográfico, da linguagem e comunicação e do engajamento. O presente artigo está dividido em três partes. Na primeira, serão apresentadas e discutidas questões teóricas importantes sobre a linguagem e comunicação; e engajamento dos servidores que podem ser aplicadas na área da administração pública de forma geral. Na segunda, será apresentada a metodologia como alicerce para o estudo e suas particularidades. E na terceira e última parte, apresentaremos uma discussão dos dados coletados com base no instrumento de pesquisa eleito como norteador para esta pesquisa.
Palavras-chave: linguagem;  comunicação;  engajamento;  servidor público;  educação
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Público alvo: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
Contexto de aprendizagem: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6592
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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