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dc.contributor.authorFonseca, Diogo Ribeiro da-
dc.contributor.authorCamões, Marizaura Reis de Souza-
dc.contributor.authorCavalcante, Pedro Luiz Costa-
dc.contributor.authorLemos, Joselene-
dc.contributor.authorPalotti, Pedro-
dc.date.accessioned2020-09-29T19:54:41Z-
dc.date.available2020-09-29T19:54:41Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5440-
dc.description.abstractThe role of Schools of Government has been relatively vague in the literature and in several countries’ public administrations. Consequently, schools operate in normative contexts that do not address their specific needs and purposes as educational entities. The present study seeks to comparatively describe institutional, strategic and educational characteristics of 17 Brazilian Federal Schools of Government to define aspects for their distinctive characterization. The qualitative research was based in document analysis and structured interviews with heads in schools. The results present a common identity between schools, as well as differences regarding their configurations. We attempt to propose a typology for the sampled schools which, we suggest, may be used as a means for a general theory for the comprehension of varying characteristics between schools of government, relating to their roles and formats. The study contributes to a better understanding regarding the role of schools of government and proposes further research to support their institutionalization and development.pt_BR
dc.description.abstractO papel das Escolas de Governo é descrito de forma relativamente vaga na literatura e nas administrações públicas de diversos países. Consequentemente, as escolas operam em contextos normativos que não atendem suas necessidades e propósitos específicos como entidades educacionais. O presente estudo visou descrever e comparar características institucionais, estratégicas e educacionais de 17 Escolas de Governo Federais no Brasil e definir aspectos para sua caracterização distintiva. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em análises documentais e entrevistas estruturadas com dirigentes das escolas. Os resultados demonstram a identidade comum das escolas, bem como diferenças em relação às suas configurações. Propõe-se uma tipologia para a amostra de escolas de governo, de forma a subsidiar teorias para compreensão do seu perfil, seus papéis e formatos organizacionais. O estudo contribui para uma melhor compreensão acerca do papel das Escolas de Governo e propõe novas pesquisas que forneçam suporte à sua institucionalização e resolução de obstáculos ao seu desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractEl papel de las Escuelas de Gobierno ha sido descrito de forma relativamente vaga en la literatura y en las administraciones públicas de varios países. Consecuentemente, las escuelas operan en contextos normativos que no atienden sus necesidades y propósitos específicos como entidades educativas. El presente estudio busca describir y comparar las características institucionales, estratégicas y educativas de 17 Escuelas de Gobierno Federales en Brasil y definir aspectos para su caracterización distintiva. La investigación, de enfoque cualitativo, se basó en el análisis documental y en entrevistas estructuradas con los directores de las escuelas. Los resultados presentan la identidad común entre las escuelas, así como diferencias en cuanto a sus configuraciones. Se propone una tipología para las escuelas de la muestra para subsidiar teorías para la comprensión de su perfil, sus papeles y formatos organizacionales. El estudio contribuye a una mejor comprensión del papel de las escuelas de gobierno y propone nuevas investigaciones como un medio para apoyar su institucionalización y la resolución de los obstáculos a su desarrollo.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1458pt_BR
dc.subjectescola de governopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.subjecttreinamentopt_BR
dc.subjectsetor públicopt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.titleSchools of Government’s roles and challenges for institutionalization: a comparative study in the Brazilian Federal Public Sectorpt_BR
dc.titleO Papel das Escolas de Governo e desafios para sua institucionalização: um estudo comparativo no Setor Público Federal Brasileiro.pt_BR
dc.titleEl papel de las Escuelas de Gobierno y desafíos para su institucionalización: un estudio comparativo en el Sector Público Federal Brasileño.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 70, ed. especial, p. 71-106pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Pessoalpt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.additionalNúmero Especial: Três Décadas de Enap e de Escolas de Governopt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptionO presente estudo pretende fornecer parâmetros para a desambiguação do conceito e funções das Escolas de Governo e subsidiar a concretização dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), que permaneceram, até agora, em grande parte desatendidos.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores. Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextO presente estudo visou descrever e comparar características institucionais, estratégicas e educacionais de 17 Escolas de Governo Federais no Brasil e definir aspectos para sua caracterização distintiva. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em análises documentais e entrevistas estruturadas com dirigentes das escolas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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