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dc.contributor.authorGhesti, João Paulo-
dc.contributor.authorSilva, Sandro Pereira-
dc.date.accessioned2020-09-09T19:21:20Z-
dc.date.available2020-09-09T19:21:20Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5332-
dc.description.abstractEste artigo visa proceder a uma análise das dimensões sensíveis do Programa Leader no que diz respeito ao processo de transferência institucional da abordagem territorial contida nesse Programa. À luz da literatura de policy transfer, problematiza-se sobre a viabilidade de sua utilização como referência normativa para a implementação de programas metodologicamente similares em países da América Latina. Assim, este texto contribui para o debate sobre os aspectos do processo de difusão de políticas públicas de díficil equacionamento em contextos políticos e institucionais diversos daquele de onde a experiência se originou.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene por objeto proceder a un análisis de las dimensiones sensibles del programa Leader en lo que se refiere al proceso de transferencia institucional del enfoque territorial contenido en este programa. A la luz de la literatura de policy transfer, se problematiza sobre la viabilidad de su utilización como referencia normativa para la implementación de programas metodológicamente similares en países de América Latina. Así, este texto contribuye al debate sobre los aspectos del proceso de difusión de políticas públicas de difícil concertación en contextos políticos e institucionales diversos a aquel donde la experiencia se originó.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims at analyzing the sensitive dimensions of the Leader Program with regard to the process of institutional transfer of its territorial approach. In light of the transfer policy of literature, it discusses about the feasibility of its use as a normative reference for the implementation of methodologically similar programs in Latin America. Thus, this text contributes to the debate on the aspects of the process of diffusion of public policies of difficult concertation in political and institutional contexts different from the one where the experience originated.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3623pt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectcooperação internacionalpt_BR
dc.subjectplanejamento territorialpt_BR
dc.subjectimplementaçãopt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectprograma socialpt_BR
dc.titleDifusão de políticas sob a abordagem territorial: uma análise dos pontos sensíveis de replicação do Programa Leader europeu para o contexto latino-americanopt_BR
dc.titleDifusión de políticas con enfoque territorial: un análisis de los puntos sensibles de replicación del Programa Leader europeo para el contexto latinoamericanopt_BR
dc.titlePolicy diffusion with territorial approach: an analysis of sensitive points for replication of the European Leader Program for the latin american contextpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 69, n. 4, p. 875-896pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptionEste trabalho tem como objetivo proceder a uma análise das dimensões críticas a serem consideradas no processo de transferência do modelo de abordagem territorial (AT), proposto pelo Programa Leader na UE, para países da América Latina, problematizando sobre a viabilidade de sua utilização como referência normativa. Buscou-se, com isso, construir um quadro analítico cujo grau de generalização poderá resultar, juntamente com o conceito apresentado de “espraiamento internacional de lições”, em uma contribuição relevante ao campo de estudos sobre policy transfer e lesson drawing, ao lançar luz sobre as particularidades e as restrições ao processo de transferência de políticas públicas entre contextos institucionais distintos.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextO artigo está organizado em seis seções. Dando segmento a introdução, a seção dois apresenta uma breve síntese do debate sobre policy transfer e lesson drawing na literatura, além de situar as categorias definidas para a análise. Na seção três são descritos alguns pontos fundamentais da abordagem territorial presente no Programa Leader e como se iniciou seu processo de difusão para a América Latina. Posteriormente, são debatidas cada uma das sete categorias do modelo analítico escolhido, conforme proposto por Rose (1993). Após os apontamentos problematizados a partir dessas categorias, é apresentada na seção seis uma síntese na qual se insere o conceito de “espraiamento internacional de lições”, que se refere, nesse caso, à disseminação generalizada de lições extraídas de outros contextos nacionais que se mostram racionalmente atraentes e justificáveis em curto prazo, mas cuja eficácia para implementação do seu conteúdo a médio e longo prazos pode ser bastante comprometida caso não sejam levadas em consideração algumas questões fundamentais para sua fungibilidade, conforme debatido neste trabalho. Por fim, são tecidas algumas considerações conclusivas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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