Title: Programa times de resultados
Authors: Banco do Nordeste do Brasil S/A
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=144&Itemid=32
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 5 p.
Issue Date: Mar-2003
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: O Banco do Nordeste, a partir de 1995, iniciou um profundo processo de mudança organizacional – redefinição e ampliação dos negócios, redefinição das estratégias, reorientação na forma de funcionamento e inserção de novas concepções na gestão de pessoas. Havia a necessidade de uma maior interação da Direção Geral (áreas estratégicas) com as unidades de negócios e uma melhor comunicação sobre as estratégias adotadas para o processo de mudança organizacional. Fazia-se necessário criar uma ambiência para sustentação desse processo de mudanças, que possibilitasse o aprofundamento dos conceitos e pressupostos do novo modelo organizacional e proporcionasse o desenvolvimento das equipes e conseqüentemente a melhoria dos resultados empresarias. Desde a criação do Programa em 1997, foram realizadas 333 oficinas, sendo que deste total 86 já se constituíram segunda oficina. Anualmente, é realizado acompanhamento de pós-venda das oficinas, o que tem gerado registros em torno de 1.373 depoimentos positivos de gestores e colaboradores sobre o Programa. Desde a sua criação, foram gerados 4.093 compromissos de melhoria contínua nas dimensões estratégias, processos e pessoas, transformando positivamente a realidade das unidades
Keywords: Gestão de pessoas;  Mudança organizacional;  Clima organizacional;  Equipes
Target: O programa foi criado visando a consecução dos seguintes resultados: estimular a formação de uma mentalidade de empresariamento, por meio da auto-gestão da dinâmica de funcionamento da unidade na busca de melhores resultados; sensibilizar o desenvolvimento de uma cultura de times, com o objetivo de alcançar melhores resultados empresariais; otimizar os processos de trabalho, aperfeiçoando e implementando melhores práticas; revitalizar as relações interpessoais no trabalho, contribuindo para melhoria do clima organizacional e desempenho da unidade; ampliar o processo de aprendizagem na organização, estimulando a criatividade e autonomia das equipes de trabalho, na busca de inovações
Target Audience: Servidores públicos
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Marcus Antonius de Oliveira Vale
Ações premiadas no 7º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - 2002
Áreas temáticas: gerenciamento de pessoas e capacitação; gestão e desenvolvimento de pessoas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/511
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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