Um farol a iluminar o caminho: o esforço para tentar aprovar um empréstimo que prometia colocar Florianópolis na vanguarda da educação
Title: | Um farol a iluminar o caminho: o esforço para tentar aprovar um empréstimo que prometia colocar Florianópolis na vanguarda da educação |
Authors: | Azevedo, Solange |
Publisher: | Edições SM |
Endereço Eletrônico: | http://casosdepoliticaspublicas.com.br |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Estudo de Caso |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.rights.holder: | Edições SM |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas Públicas |
Abstract: | Rodolfo tinha certeza de que não seria uma batalha fácil, pois conhecia a burocracia envolvida em financiamentos internacionais. Além de gerenciar a Secretaria Municipal da Educação, ele teria de solucionar todos os problemas técnicos para viabilizar o empréstimo e, mais desafiador ainda, mobilizar outros atores necessários para liberar os recursos. Apesar da experiência, tinha de correr contra o tempo, já que faltavam menos de três anos para a próxima eleição. |
Keywords: | políticas públicas; educação; educação infantil; gestão pública; gestão municipal; liderança; negociação; financiamento; parceria; monitoramento; Florianópolis |
Target Audience: | Gestores públicos; educadores |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
metadata.dc.description.additional: | Este estudo de caso faz parte da série de casos sobre implementação de políticas públicas educacionais no Brasil, publicada no livro "Políticas Educacionais no Brasil: o que podemos aprender com casos reais de implementação?", ISBN 978-85-418-2177-3 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3979 |
Appears in Collections: | Casoteca: Políticas Públicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Um-farol-a-iluminar-o-caminho-Florianópolis-SC.pdf | 898.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.