Fragmentação politica e resultados fiscais para os países da America Latina
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira Pinto, Nathalia Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-11T23:00:44Z | - |
dc.date.available | 2019-04-11T23:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3910 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia discute pontos específicos da fragmentação política e dos resultados fiscais para países latino-americanos e tem por objetivo verificar se esses resultados fiscais são condicionados pela fragmentação do poder no Executivo e Legislativo. Ricciuti (2004) conduziu um trabalho para 19 países da OECD entre 1975 e 1995 que apresentou resultados surpreendentes tais como: (i) fatores ligados à relação da coalizão de governo e da coalizão de oposição não são significativos na determinação do gasto e do resultado fiscal; e (ii) fatores relacionados às instituições políticas são significativos na determinação dos mesmos gastos e resultados fiscais. Como sabemos que nos países da OECD predomina o sistema parlamentarista e nos países latino-americanos o sistema presidencialista, reproduzimos os testes de Ricciuti (2004) para países latino-americanos com o objetivo de verificar como estas mesmas variáveis condicionam o resultado fiscal desses países. A hipótese proposta é que o déficit aumenta à medida que aumenta a fragmentação do poder no Executivo e Legislativo em países latino-americanos. Para isso, utilizamos como processo metodológico testes em painel com as variáveis, “déficit fiscal” e “tamanho do governo”, entre os anos de 1980 e 1995. Os dados das variáveis econômicas (gastos, superávit fiscal e taxa de crescimento do produto) foram extraídos da base de dados do World Development Indicators (2003) e os dados das variáveis políticas do banco de dados de Beck, Clark, Groff Keefer e Walsh (2000,2001) – mesmo banco de dados utilizado por Ricciuti (2004). Verifica-se que os efeitos das instituições políticas e da coalizão de governo sobre os resultados fiscais nos países latino-americanos são opostos aos resultados encontrados para os países da OECD. A conclusão diz que as diferenças de regras do sistema político partidário e a importância do “presidencialismo de coalizão” nos países latino-americanos faz com que tenhamos tal resultado. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Administração Fazendária (Esaf) | pt_BR |
dc.subject | sistema político | pt_BR |
dc.subject | deficit fiscal | pt_BR |
dc.subject | politica fiscal | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | países desenvolvidos | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.title | Fragmentação politica e resultados fiscais para os países da America Latina | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 65 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Orçamento e Finanças | pt_BR |
dc.description.classification | Política Externa | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Econômicas | pt_BR |
dc.description.additional | Prêmio SOF de monografias 2007- Tema 1: Orçamento como tema instrumento de politica pública e gestão fiscal - 2º lugar | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tema-1-2o-lugar.pdf | 412.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.