Data Mart para apoio à capacitação em gestão de políticas públicas voltado para uma Escola de Administração Pública
Title: | Data Mart para apoio à capacitação em gestão de políticas públicas voltado para uma Escola de Administração Pública |
Authors: | Nagatani, Elisa Akemi |
metadata.dc.contributor.other: | Lopes, Rogério Gomes (Orientador) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/ TCC |
metadata.dc.description.physical: | Número de páginas: 99 p. |
Issue Date: | 20-Dec-2013 |
metadata.dc.rights.holder: | Elisa Akemi Nagatani |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la, em acesso aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é uma licença não exclusiva, válida para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Escola de Governo |
Abstract: | Este trabalho consiste num estudo de caso que se destina ao desenvolvimento de um Data Mart que possibilite a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP conhecer o perfil e o panorama geral da situação funcional dos servidores públicos federais que se capacitaram na Escola nos últimos 7 anos. O aplicativo foi desenvolvido cruzando o banco de dados do sistema gerenciador dos cursos ministrados pela ENAP, onde estão armazenadas informações sobre os alunos capacitados, os cursos realizados, os resultados alcançados, o perfil dos docentes e demais informações relativas às atividades da Escola, com os dados gerados pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, cuja extração de dados foi direcionada para os registros sobre a situação funcional, cargos, carreiras, funções, órgãos e alguns dados pessoais dos alunos, servidores públicos federais que se encontram registrados no SIAPE The work consists in a case study which aims to developing a Data Mart that will enable the Escola Nacional de Administracao Publica – ENAP (National Institute of Public Management – free translation) to get acquainted with the profile and general perspective of the employment status of the federal civil servants, who has obtained a certification in the past seven years. The application was developed by consolidating the database of ENAP’s offered courses; where are stored information on certified students, studied subjects, achieved results, profile of the lecturers and other information related to the activities of the institute; with the data generated by Sistema Integrado de Administracao de Recursos Humanos – SIAPE (Integrated System of Human Resources Management – free translation), from where information on employment status, roles, career, occupation, organisations, private information of the students and federal civil servants registered at the SIAPE were extracted |
Keywords: | Business Intelligence; Políticas Públicas; Escola de Governo; Gestão do Conhecimento; Public Policy; School Governance; Knowledge Management |
Target: | Elaborar um estudo de caso, abordando conceitos sobre a Gestão do Conhecimento e da Informação de como uma organização pode se utilizar de informações estruturadas para tomar decisões mais precisas, apresentando o desenvolvimento de um Data Mart que possibilite à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP conhecer o perfil de seus capacitados e o panorama geral da situação funcional dos servidores públicos federais que se capacitaram na Escola nos últimos 7 anos, utilizando os conceitos apreendidos sobre tecnologias de apoio à decisão e negócios (Data Warehouse, Data Mart, Business Intelligence, OLAP, etc.) |
metadata.dc.description.additional: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para a Especialização em Banco de Dados e Business Intelligence apresentado à Faculdade de Tecnologia SENAC/DF |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/340 |
Appears in Collections: | Teses e Dissertações do Corpo Técnico da Enap |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Elisa_Nagatani_09_2013.pdf | 5.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.