Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Janissek, Janice | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Carolina Villa Nova | - |
dc.contributor.author | Mello, Tamilles Aquino Brito | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Rayane Suenia | - |
dc.contributor.author | Campos, Marione Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:54:12Z | - |
dc.date.available | 2018-01-10T18:54:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3081 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo é apresentar a validação de um instrumento para identificar o grau de importância e de adoção de um conjunto de práticas de gestão considerado inovador e que seja aplicável no contexto das universidades públicas federais brasileiras. O instrumento foi construído a partir da identificação de um conjunto de práticas inovadoras premiadas no ‘Concurso Inovação na Gestão Pública Federal” promovido pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). A partir de tal identificação, procedeu-se uma análise de conteúdo, identificando categorias em torno das quais as práticas foram classificadas. Tais categorias foram conceituadas e uma segunda análise de conteúdo foi realizada para classificá-las em dimensões organizacionais. Após a identificação, conceituação e classificação das práticas, organizou-se uma escala contendo dezenove itens distribuídos em três fatores que mediu o grau de importância e de adoção de cada prática selecionada. A coleta de dados para a validação da medida envolveu uma amostra de 332 gestores que responderam ao questionário online, enviado por e-mail. Os participantes da pesquisa foram ocupantes de cargos de gestão das áreas administrativas e acadêmicas de quatro universidades públicas federais brasileiras. Após as análises de validação da escala, realizaram-se os ajustes, tendo como resultado a versão validada da escala composta por três fatores, totalizando dezesseis itens. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1631 | pt_BR |
dc.subject | inovação | pt_BR |
dc.subject | modelo de gestão | pt_BR |
dc.subject | ensino superior | pt_BR |
dc.subject | administração pública | pt_BR |
dc.title | Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público - RSP, v. 68, n. 2, p. 259-284 | pt_BR |
dc.description.classification | Administração Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras_validação da escala para medir seu grau de importância e adoção.pdf | Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção | 855.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.