A atividade regulatória estatal do setor de transportes terrestres e o limite de intervenção da corte de contas
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Celyvania Malta de | - |
dc.contributor.other | Resende, João Paulo de (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T14:40:48Z | - |
dc.date.available | 2016-09-09T14:40:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2492 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a interação entre a atividade regulatória estatal desempenhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e a atividade de controle de atos, efetuado pelo Tribunal de Contas da União, explorando casos concretos em que as competências dos dois entes entraram em conflito, para, ao final, se esboçar o espaço de atuação de cada atividade, identificando alguns assuntos em que o Tribunal de Contas da União não teria competência para se imiscuir em matéria regulatória. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | http://www.enap.gov.br/ | pt_BR |
dc.subject | regulação | pt_BR |
dc.subject | agência reguladora | pt_BR |
dc.subject | accountability | pt_BR |
dc.title | A atividade regulatória estatal do setor de transportes terrestres e o limite de intervenção da corte de contas | pt_BR |
dc.type | Monografia/ TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Celyvania Malta de Brito | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 38 p. | pt_BR |
dc.date.started | 2014-10 | - |
dc.date.finished | 2016-07 | - |
dc.description.classification | Accountability. Prestação de contas | pt_BR |
dc.description.additional | Notas de conteúdo: Introdução. 1. A Atividade de Regulação e o surgimento das Agências. 2. Conceito de Independência e Autonomia Regulatória. 2.1 Análise quanto ao alcance da independência e autonomia do Setor de Transportes. 3 Barreiras à Atividade Regulatória Estatal. 3.1. O excessivo sistema de controle brasileiro. 3.2. Casos práticos de tentativa indevida de invasão das competências do ente regulador, pelo Tribunal de Contas da União. 3.2.1 Caso referente ao controle e fiscalização da execução do contrato de concessão para exploração das Rodovias BR-101/SC e BR-116/376/PR, no Trecho entre Florianópolis e Curitiba. 3.2.2 Caso referente à celebração, pela ANTT, de Termos de Ajuste de Conduta (TAC), em Contratos de Concessão de Rodovia e Ferrovia. 3.2.3 Caso referente à Nova Subida da Serra. 4. Limites do controle exercido pelo Tribunal de Contas da União. Considerações finais. | pt_BR |
dc.subject.enap | agência reguladora | pt_BR |
dc.subject.enap | regulação | pt_BR |
dc.subject.enap | accountability | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública. | pt_BR |
dc.educational.description2 | Análise de dados e exploração de casos. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em gestão pública. | pt_BR |
dc.educational.context | Especialização em Gestão Pública. 10ª Edição. Carga horária: 401 horas. | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Celyvania Brito.pdf | Artigo principal | 883.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.