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dc.contributor.authorCapuano, Ethel Airton-
dc.date.accessioned2015-12-07T13:24:23Z-
dc.date.available2015-12-07T13:24:23Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2386-
dc.description.abstractA complexidade crescente das sociedades democráticas do século 21 exige dos governos soluções que os modelos contemporâneos de gestão pública não são capazes de esboçar. Como se observa nas experiências de países mais avançados, a tecnologia social denominada “gestão por competências” tem sido utilizada, nas últimas três décadas, nos setores privado e público como uma verdadeira plataforma metodológica para gestão meritocrática de mudanças em busca de melhor desempenho. Dessas experiências reformistas podem-se extrair importantes lições para reflexões acerca da possibilidade de implementação de modelos de gestão baseados em competências no contexto do setor público brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractLa creciente complejidad de las sociedades democráticas del siglo 21 requiere soluciones de los gobiernos que los modelos de gestión pública contemporáneos no son capaces de dibujar. Como se señaló en las experiencias de los países más desarrollados, la tecnología social llamada “gestión de competencias” se ha utilizado, en las últimas tres décadas, en el sector público y el sector privado como una verdadera plataforma metodológica para la gestión meritocrática de cambios en busca de un mejor rendimiento. De tales experiencias de reforma pueden extraerse importantes lecciones para las reflexiones sobre la posibilidad de implementación de modelos de gestión por competencias en el contexto del sector público brasileño.pt_BR
dc.description.abstractThe increasing complexity of democratic societies of the 21st century requires governmental solutions that contemporary models of public management are not able to sketch. As noted in the experiences of more developed countries, social technology called “Competency Management” has been used in the last three decades in both the private and public sectors as a true methodological platform for meritocratic change management in search for better performance. From such reformist experiences one can draw important lessons for reflections on the possibility of implementing management models based on competencies in the context of the Brazilian public sector.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/574/724pt_BR
dc.subjectgestão por competênciaspt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectcooperação internacionalpt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.subjectmodelo de gestãopt_BR
dc.subjectgestión por competenciaspt_BR
dc.subjectadministración públicapt_BR
dc.subjectgestión de personaspt_BR
dc.subjectmodelo de gestiónpt_BR
dc.subjectcooperación internacionalpt_BR
dc.subjectcompetency managementpt_BR
dc.subjectpublic administrationpt_BR
dc.subjecthuman resources managementpt_BR
dc.subjectmanagement modelpt_BR
dc.subjectinternational cooperationpt_BR
dc.titleGestão por competências no setor público: experiências de países avançados e lições para o Brasilpt_BR
dc.title.alternativeGestión por competencias en el sector público: experiencias de países avanzados y lecciones para Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCompetency management on the public sector: experiences from developed countries for Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 66, n. 3, p. 371-394pt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapcooperação internacionalpt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapgestão por competênciaspt_BR
dc.subject.enapmodelo de gestãopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicos em geral.pt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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