Profissionalização dos quadros superiores da Administração Pública: o caso dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Helena de Castro | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria Lúcia de Moraes | - |
dc.contributor.author | Machado, Érica Mássimo | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-24T13:46:04Z | - |
dc.date.available | 2015-03-24T13:46:04Z | - |
dc.date.issued | 1994-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1974 | - |
dc.description.abstract | Este artigo avalia tanto o curso de formação de profissionais para escalões superiores da burocracia federal ministrado pela ENAP, como o desempenho profissional dos egressos da Escola, membros da carreira dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, especialmente criada p ara a absorção daqueles pela máquina burocrática. Quanto ao primeiro, identificaram-se pontos tanto positivos como negativos. No que se refere ao segundo, pode-se dizer que os membros da carreira que permaneceram em Brasília tem ocupado posições de prestígio na burocracia federal, sendo seu desempenho positivamente avaliado pelas chefias, o que é geralmente associado ao perfil generalista dos egressos. Por fim , a partir dessas avaliações, as autores oferecem sugestões para a formulação de uma política de profissionalização para os escalões superiores da burocracia federal, adotando como referência os modelos polares da École Nationale d ’Administration e da John F. Kennedy School of Government. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artículo analiza la experiencia de la Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, en la formación de profesionales para actuar en los niveles superiores de la burocracia federal, a la vez que rescata la historia dei proceso de creación y desarrollo de la carrera organizada para contener estos profesionales - la carrera de Especialista en Políticas Públicas y Gestión Gubemamental. Se evalua el curso de formación, así como el desempeno profesional de los egresos, desde la conclusión dei curso en enero dei 1990. Para lograr esos objetivos las autoras utilizaron entrevistas no-estructuradas con miembros seleccionados de la carrera, con miembros dei equipo técnico de la ENAP, sino también con algunos de sus dirigentes; 41 cuestionarios contestados por miembros de la carrera; análisis dc la legislación pertinente, y documentación y trabajos producidos por el cuerpo de funcionários de la Escuela o por especialistas ajenos. Fueron identificados puntos positivos y negativos del curso de formación. Los miembros de la carrera que se quedaron en Brasília han asumido puesto de prestigio en la burocracia federal y son positivamente evaluados por los jefes que tuvieron a lo largo de los cuatro anos de la carrera. Su buen desempeno profesionale es a menudo asocidado a su perfil a sociado a su perfil generalista. En definitiva, a partir de esas evaluaciones, las autoras ofrecen su gerencias hacia la formulación de una política de profesionalización para los niveles superiores de la burocracia federal, adoptando o como referencias los modelos de la École Nationale d ’Administration de Francia y de la John F. Kennedy School of Government de los EE.UU. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article examines the experience of the National School of Public Administration - ENAP in training a group of individuais, selected by public contest, to serve as public officials at the high echelons of the bureaucracy, at the same time that it traces back the process of creation and develpment of the carrier meant to absorb the group approvcd in the final exams of the School - the carrier of the Specialists in Public Policy and Government Management. The 18 months course is evaluated as it is the professional perfomance of the group along the 4 years since graduation, in January 1990. To perform this job the authors used non-structured interviews with selected members of the carrier, some of the heads of lhe officies they have been attached to during the period of analysis, members of the staff as well as members of the different boards of directors of ENAP; questionaries answered by 41 members of the carrier; analysis of pieces of legisla tion, documents, reports produced by members of the School as well as outsider analysts. The positive and negative points of the course were assessed. The members of the carrier that have staycd in Brasilia are holding prestigious positions and are positively evaluated by the heads of f the offices they have joined during the past 4 years. Theirgood profesional perfomance are generally associated to their broad multidisciplinary, n o n - especialized training. Finally, having the evaluation of the course offered by ENAP and the performance of the Specialists in Public Policy and Government Management in mind, the authors offer suggestions to the policy of profissionalization of the high echelons of the federal bureaucracy using as reference the models of the École Nationale d ’Administration and John F. Kennedy School of Government. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/801/620 | pt_BR |
dc.subject | profissionalização | pt_BR |
dc.subject | administração pública | pt_BR |
dc.subject | carreira | pt_BR |
dc.subject | Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental | pt_BR |
dc.title | Profissionalização dos quadros superiores da Administração Pública: o caso dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 2, p. 35-90 | pt_BR |
dc.description.physical | Número padronizado: v. 45, n. 2 (1994). | pt_BR |
dc.description.classification | Administração Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Capacitação Profissional | pt_BR |
dc.description.additional | Publicado na seção Ensaios da RSP. | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Impresso: 0034-9240 | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Eletrônico: 2357-8017 | pt_BR |
dc.subject.enap | administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | capacitação pública | pt_BR |
dc.subject.enap | alta administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | escola de governo | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1994 RSP ano.45 v.118 n.2 jul-ago p.35-90.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.