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dc.contributor.authorCaiden, Gerald E.-
dc.contributor.authorCaiden, Naomi J.-
dc.date.accessioned2015-02-24T17:41:37Z-
dc.date.available2015-02-24T17:41:37Z-
dc.date.issued2001-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1865-
dc.description.abstractO artigo aborda a evolução da mensuração do desempenho e da avaliação de programas nas organizações do setor público, e destaca-se a significação da mesma na atualidade, fazendo alusão a casos de países em desenvolvimento. Comenta os principais aspectos da implementação de um sistema de avaliação e mensuração de desempenho, e discute seus alcances e limitações. A busca de medidas apropriadas para a avaliação quantitativa e qualitativa das organizações do setor público não é nova. Sem dúvida, nos últimos anos, a preocupação em torno da avaliação dos programas tem aumentado, ao mesmo tempo em que as reformas do Estado avançam com novos critérios. Assim, a avaliação e a mensuração do desempenho passaram a ser parte destas reformas , orientadas para maior flexibilização da gerência, accountability, descentralização, privatização e foco nos usuários. A avaliação e a mensuração do desempenho implicam na obtenção e interpretação de dados sobre vários aspectos do processo produtivo: insumos, produtos, resultados, impacto, produtividade e satisfação do usuário, entre outros. Estes aspectos distintos põem em evidência a complexidade da tarefa e as dificuldades inerentes a mesma. Assim, por exemplo, enquanto é relativamente simples a obtenção de dados sobre insumos, esta pode ser extremamente complexa quando se trata de avaliar o impacto de um programa , onde a dimensão qualitativa é mais relevante que a quantitativa, e as metas não admitem uma mensuração precisa. A introdução da avaliação e da mensuração do desempenho possivelmente encontra ainda mais dificuldades nos países pobres do que nos ricos. É possível que nem todos os governos estejam de acordo em realizar uma avaliação do funcionamento de seus programas por diferentes razões. Por outro lado, para alguns, esta tarefa poderia ser postergada para o momento em que as estruturas institucionais estivessem consolidadas e que o pessoal tivesse capacitação mais apropriada para sua realização. Conseqüentemente, cada país terá que determinar não só a oportunidade para implementar a mensuração do desempenho, como também escolher que tipo de medidas procurará desenvolver, de acordo com as características próprias do contexto em que elas serão aplicadas. Conclui-se que a mensuração do desempenho constitui um instrumento que pode colaborar com uma maior eficiência e eficácia dos serviços públicos, e propiciar maior abertura da administração, com maior transparência e aumento da responsabilização por parte dos funcionários encarregados de tais serviços. Portanto, é recomendável a publicação periódica dos dados concernentes ao desempenho das organizações públicas, tal como o fazem as grandes corporações privadas.pt_BR
dc.description.abstractSe reseña la evolución de la medición del desempeño y de la evaluación de programas en las organizaciones del sector público, y se destaca la significación de la misma en la actualidad, haciendo alusión al caso de los países en desarrollo. Se comentan los principales aspectos de la implementación de un sistema de evaluación y medición del desempeño, y se discuten sus alcances y sus limitaciones. La búsqueda de medidas apropiadas para la estimación cuantitativa y cualitativa de las organizaciones del sector público no es nueva. Sin embargo, en los últimos años la preocupación en torno a la evaluación de los programas se ha incrementado, al tiempo que se adelantan reformas del Estado con nuevos criterios. Así, la evaluación y la medición del desempeño han pasado a ser parte de estas reformas, orientadas hacia una mayor flexibilización de la gerencia, la asunción de nuevas responsabilidades por los servicios públicos, descentralización, privatización y atención a las necesidades de los usuarios. La evaluación y medición del desempeño implica la obtención y la interpretación de datos sobre varios aspectos del proceso productivo, a saber: insumos, productos, resultados, impacto, productividad y satisfacción del usuario, entre otros. Estos distintos aspectos ponen en evidencia la complejidad de la tarea y las dificultades inherentes a la misma. Así, por ejemplo, mientras es relativamente sencilla la obtención de datos sobre insumos, ella pueda ser extremadamente compleja cuando se trata de justipreciar el impacto de un programa, donde en ocasiones la dimensión cualitativa es más relevante que la cuantitativa, y las metas no admiten una medición precisa. La introducción de la evaluación y la medición del desempeño posiblemente encuentre aún más dificultades en los países pobres que en los países ricos. En efecto, es posible que no todos los gobiernos estén de acuerdo en realizar un escrutinio del funcionamiento de sus programas, por distintas razones. Por otra parte, para algunos esta tarea podría postergarse para el momento en que las estructuras institucionales estén consolidadas y que el personal tenga una capacitación más apropiada para su realización. En consecuencia, cada país tendrá que determinar no sólo la oportunidad para implementar la medición del desempeño, sino también escoger qué tipo de medidas procurará desarrollar, acorde con las características propias del entorno en que ellas serán aplicadas. Se concluye que la medición del desempeño constituye un instrumento que puede colaborar francamente con una mayor eficiencia y eficacia de los servicios públicos, y propiciar una mayor apertura de la administración, con mayor transparencia y asunción de responsabilidades por parte de los funcionarios encargados de dichos servicios. Por tanto, es recomendable la publicación periódica de los datos concernientes al desempeño de las organizaciones públicas, tal como lo hacen las grandes corporaciones privadas. Esta práctica es beneficiosa para la democracia, aún si los datos son negativos para la organización, y se corra el riesgo de que sean manipulados, debiéndose recordar que a mayor transparencia en los procedimientos, menos probabilidades habrá de que los datos sean objeto de manejos dolosos.pt_BR
dc.description.abstractThe article approaches the evolution of performance measurement and programme assessment in public-sector organisations, and it highlights its meaningfulness in present times, referring to cases of developing countries. It elaborates on the main aspects of the implementation of an assessment and measurement system and discusses its scope and limitations. The quest for appropriate measures for the qualitative and quantitative assessment of public-sector organisations is not new. Doubtlessly, in recent years the concern about programme assessment has increased, at the same time, as state reforms advance with new criteria. Thus, performance assessment and measurement have become part of those reforms, geared to a more flexible management, accountability, decentralisation, privatisation and focus on users. Performance assessment and measurement imply obtaining and construing data on several aspects of the productive process: inputs, outputs, outcomes, impact, productivity and user’s satisfaction, inter alia. These distinct aspects expose the complexity of the task and its inherent difficulties. Thus, for example, while it is relatively easy to gather data on inputs, data collection can be highly complex when it is about assessing the impact of a programme, in which the qualitative dimension is more relevant that the qualitative aspect and targets do not allow the performance of an accurate measurement. The introduction of performance assessment and measurement is likely to meet even more difficulties in poor countries than in affluent ones. It is possible that not all governments agree to carry out an assessment of the operation of their programmes for different reasons. On the other hand, for some governments, this task might be postponed to the moment when institutional structures are consolidated and the personnel are more appropriately trained for carrying it out. As a consequence, each country will have to determine not only the opportunity for implementing performance measurement, but also choose which type of measures will develop, according to the specific characteristics of the context in which they will be applied. The conclusion is that performance measurement represents an instrument that may provide more efficiency and effectiveness to public services and propitiate more openness for administration, with more transparency and more accountability. It is therefore advisable to periodically publish the data regarding the performance of public organisations; such as large private corporations do.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Espanhol:español:espt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/301/307pt_BR
dc.subjectavaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.subjectsetor públicopt_BR
dc.subjecteficiênciapt_BR
dc.subjecteficáciapt_BR
dc.subjectserviço públicopt_BR
dc.subjecttransparência governamentalpt_BR
dc.titleEnfoques y lineamientos para el seguimiento, la medición y la evaluación del desempeño en programas del sector públicopt_BR
dc.title.alternativeEnfoques e orientações para o monitoramento, a mensuração e a avaliação de desempenho em programas do setor públicopt_BR
dc.title.alternativeApproaches and guidance for monitoring, measuring and assessing performance in public-sector programmespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero padronizado: v. 52, n. 1 (2001) Revista do Serviço Público - RSP, ano 52, n. 1, p. 78-104pt_BR
dc.description.classificationAccountability. Prestação de contaspt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationTransparência Governamentalpt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalArtigo publicado na Revista del CLAD Reforma y Democracia, Caracas, n. 12, (oct. 1998)pt_BR
dc.subject.enapavaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapsetor públicopt_BR
dc.subject.enapeficiênciapt_BR
dc.subject.enapeficáciapt_BR
dc.subject.enapserviço públicopt_BR
dc.subject.enaptransparência governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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