Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Breynner Ricardo de-
dc.date.accessioned2015-02-23T13:59:28Z-
dc.date.available2015-02-23T13:59:28Z-
dc.date.issued2014-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1846-
dc.description.abstractEste artigo analisa a implementação do Programa Bolsa Família na cidade de Belo Horizonte, a partir dos agentes de base (street-level bureaucrats), sob a perspectiva da condicionalidade educacional. O programa transfere uma bolsa para famílias em situação de pobreza, vinculando o pagamento ao cumprimento de corresponsabilidades nas áreas da educação e saúde. Lipsky (1980) é uma referência nesse campo, porque, ao analisar esse processo a partir da perspectiva dos atores que estão na ponta, assume que tais agentes exercem influência sobre essas políticas, alterando seu curso de ação. Nessa cidade, os profissionais da educação e da assistência são os que correspondem à caracterização do autor. As 31 entrevistas realizadas indicam que há tipos diferentes de interação, explicados pelas distintas percepções, valores e interpretações que esses atores constroem quando desempenham suas funções, estimulando o fortalecimento de redes de cooperação. A pesquisa revela que essa condicionalidade mobiliza os agentes de base, mesmo quando a intersetorialidade ainda é um problema institucional.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo examina la implementación del Programa Bolsa Familia en la ciudad de Belo Horizonte, a partir de los agentes básicos ( burócratas a nivel de calle ) , desde la perspectiva de la condicionalidad educativa. El programa transfiere una beca a las familias en situación de pobreza con la vinculación del pago al cumplimiento de corresponsabilidades en las áreas de educación y salud. Lipsky (1980) es una referencia en este campo , ya que, en el análisis de este proceso desde la perspectiva de los actores que están en el borde, se supone que estos agentes ejercen influencia sobre estas políticas, cambiando su curso de acción. En esta ciudad, los maestros y trabajadores sociales son los correspondientes a la caracterización del autor. Las 31 entrevistas indican que hay difereA implementantes tipos de interacción, explicado por las diferentes percepciones, valores e interpretaciones que estos actores construyen cuando realizan sus funciones, fomentando el fortalecimiento de las redes de cooperación. La investigación revela que esta condicionalidad moviliza los agentes.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines the implementation of the Bolsa Família Program in the city of Belo Horizonte (Brazil) considering the role played by street-level bureaucrats regarding the program’s educational conditionality. The program grants a benefit to poor families in compliance with co-responsibilities in education and health. Lipsky (1980) is a reference in this field because he analyses this process from the perspective of actors who are on the edge of policies, assuming that these agents exert influence on these policies by changing their course of action. In this city, school and social workers are the ones who correspond to Lipsky’s characterization. The interviews indicate that there are different types of interaction, explained by different perceptions, values and interpretations that these actors construct when they perform their duties, encouraging the strengthening of cooperation networks. The research reveals that the program’s conditionality mobilizes street-level agents, even when intersectoral support is still an institutional problem.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/527/519pt_BR
dc.subjectpolítica socialpt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectagente públicopt_BR
dc.subjectdiscricionariedadept_BR
dc.subjectimplementaçãopt_BR
dc.subjectfuncionario públicopt_BR
dc.subjectdiscricionariedadpt_BR
dc.subjectimplementaciónpt_BR
dc.subjectpublic policypt_BR
dc.subjectcivil servantpt_BR
dc.subjectdiscretionpt_BR
dc.subjectimplementationpt_BR
dc.subjectsocial policypt_BR
dc.titleA implementação do Programa Bolsa Família sob a perspectiva da condicionalidade educacional: uma análise a partir dos agentes públicos de basept_BR
dc.title.alternativeLa implementación del Programa Bolsa Familia bajo la perspectiva de la condicionalidad educacional: un análisis a partir de los agentes públicos de basept_BR
dc.title.alternativeThe implementation of the Bolsa Família Program and the educational conditionality: the role played by street-level bureaucratspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 4, p. 517-544pt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enappolítica socialpt_BR
dc.subject.enappolíticas públicaspt_BR
dc.subject.enapimplementaçãopt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.subject.enapdiscricionariedadept_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
527-2219-1-PB.pdf179.25 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.