Title: Os suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasil
Authors: Tavares-Silva, Tania
Dias, Paulo
Valente, José Armando
Publisher: Escola nacional de administração pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/122/141
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 64, n. 2, p. 223-247
Issue Date: Apr-2013
metadata.dc.rights.holder: Escola nacional de administração pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Educação
Educação a Distância
Abstract: Este artigo apresenta os quatro suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: a criação de um curso, na abordagem broadcast, contextualizado e significativo; a mediação técnica e pedagógica; participantes responsáveis e envolvidos; e a aprendizagem continuada. Criada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Escola de Governo e Administração Pública, instituições vinculadas à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (Brasil), a comunidade virtual de aprendizagem foi utilizada como recurso para capacitação on-line de servidores públicos. Dessa experiência singular, verificou-se que um dos elementos estratégicos dos setores público e privado está no domínio de saber trabalhar em comunidades, como uma alternativa de aproveitar e aglutinar o aprendizado dos envolvidos. As interações sociais virtuais têm o poder de construir, por meio do compartilhamento das informações e das experiências de seus membros, soluções inovadoras para a sociedade como um todo.
En este trabajo se presentan los cuatro soportes de una comunidad virtual de aprendizaje: la creación de un curso, el enfoque de la difusión, contextualizado y significativo; mediación técnica y pedagógica; los participantes responsables e involucrados; y el aprendizaje permanente. Creada por la Fundación de Desarrollo Administrativo y la Escuela de Gobierno y Administración Pública, instituciones vinculadas con el Departamento de Administración Pública del Estado de Sao Paulo (Brasil), una comunidad virtual de aprendizaje fue utilizada como un recurso para la formación en línea de los servidores públicos. Esta experiencia única se constató que uno de los elementos estratégicos de los sectores público y privado está trabajando en el campo del conocimiento en las comunidades, como una alternativa para aprovechar y unir el aprendizaje de los participantes. Las interacciones sociales tienen el poder de crear, a través del intercambio de información y experiencias de sus miembros, las soluciones innovadoras para la sociedad en su conjunto.
This article presents four principles of a virtual learning community: the creation of a contextualized and meaningful course, in a broadcast approach; the technical and pedagogical mediation; responsible and involved participants; and the continuous learning. Created by the Administrative Development Foundation and the Government and Public Administration School, institutions linked to the Department of Public Administration of the State of Sao Paulo, Brazil, the virtual learning community was used as a resource for on-line training of public servants. From that singular experience, it was found out that one of the strategic elements of public and private sectors is in the mastery of knowing how to work in communities, as a way to harness and unite the learning of those involved. Social interactions have the power to build, through the sharing of information and experiences of its members, innovative solutions to society as a whole.
Keywords: aprendizagem continuada;  capacitação on-line;  comunidade virtual de aprendizagem;  interações sociais;  suportes de aprendizagem;  el aprendizaje permanente;  la formación en linea;  la comunidad virtual de aprendizaje;  las interacciones sociales;  soportes de aprendizaje;  lifelong learning;  on-line training;  virtual learning community;  social interactions;  learning supports
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1799
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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