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dc.contributor.authorFerrarezi, Elisabete-
dc.contributor.authorTomacheski, João Alberto-
dc.date.accessioned2014-12-05T12:34:42Z-
dc.date.available2014-12-05T12:34:42Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1639-
dc.description.abstractEsse texto tem por objetivo apresentar os resultados parciais do projeto “Mapeamento da Oferta de Capacitação nas Escolas de Governo” e debater as possibilidades que se abrem para a gestão do conhecimento e para o gerenciamento das informações estratégicas visando à tomada de decisões e a otimização dos recursos disponíveis para a capacitação. O projeto mapeamento tem por objetivo coletar dados da oferta existente de capacitação em escolas de governo brasileiras, em nível municipal, estadual e federal. Foi concebido em três fases: coleta das informações cadastrais e sobre a disponibilidade de cursos; construção do vocabulário controlado e classificação dos cursos; e transposição dessas informações para um sistema de informações com interface web: o Sistema Mapa. O Sistema Mapa, se efetivamente incorporado e utilizado, poderá constituir um sistema de informação que auxilie os gestores e dirigentes a planejar e realizar planos de capacitação, utilizando de forma eficiente a oferta existente nas escolas de governo. Além disso, poderá contribuir para melhor coordenação das atividades de capacitação, incentivo à complementaridade, redução de duplicidades e incentivo à ampliação da comunicação entre as instituições da Rede.pt_BR
dc.description.abstractEste texto tiene por objeto presentar los resultados parciales del proyecto “Mapeo de la Oferta de Capacitación en las Escuelas de Gobierno” y debatir las posibilidades abiertas para la gestión del conocimiento y de las informaciones estratégicas, mirando hacia la toma de decisiones y optimización de los recursos disponibles para la capacitación. El proyecto de mapeo tiene la finalidad de recolectar datos de la oferta de capacitación existente en escuelas de gobierno brasileñas a nível municipal, estatal y federal. Ha sido concebido en tres fases: recolecta de las informaciones catastrales y sobre la disponibilidad de cursos, construcción del vocabulario controlado y clasificación de los cursos, y traslado de estas informaciones para un sistema de informaciones con interfaz Web: el Sistema Mapa. El Sistema Mapa, si efectivamente incorporado y utilizado, podrá constituir un sistema de información que auxilie a los gestores y dirigentes en la planificación y realización de proyectos de capacitación, utilizando eficientemente la oferta efectiva en las escuelas de gobierno. Además, podrá contribuir para mejor coordinación de las actividades de capacitación, fomento a la complementariedad, reducción de duplicidades y incentivo a la ampliación de la comunicación entre las instituciones de la Red de Escuelas.pt_BR
dc.description.abstractThis text is aimed to present partial results to the “Mapping of the Brazilian government schools capacitation offer” and to debate the possibilities created to knowledge managing and strategic information management in an attempt to improve the decision making process and optimizing capacitation’s resources available. The mapping project’s objective is to gather the existing data on capacitation offer from Brazilian government schools at the municipal, state and national levels. It was built in three phases: the gathering of information found on records and on courses offerings; the construction of a controlled vocabulary and course classification; as well as the transfer and adaptation of this information to a Web interfaced system: the Mapa System. The Mapa system, if effectively incorporated and used, might constitute an information system that will help managers and directors to plan and make real the capacitation plans, using the existing offer from government schools in an efficient manner. Besides, the system will contribute to better capacitation activities coordination, encouraging complementing actions, reduction of ambiguities and incentive to communication widening between the institutions participating on the Government Schools Network.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/51/47pt_BR
dc.subjectmapeamento da oferta de capacitaçãopt_BR
dc.subjectrede nacional de escolas de governopt_BR
dc.subjectsistema mapapt_BR
dc.subjectformação de servidores públicospt_BR
dc.subjectmapeo de la oferta de capacitácionpt_BR
dc.subjectred nacional de escuelas de gobiernopt_BR
dc.subjectsistema mapapt_BR
dc.subjectla formación de los funcionarios públicospt_BR
dc.subjectmapping the capacitation offerpt_BR
dc.subjectnational network of schools of governmentpt_BR
dc.subjectmapa systempt_BR
dc.subjecttraining of public servantspt_BR
dc.titleMapeamento da oferta de capacitação nas escolas de governo no Brasil: gestão da informação para fortalecimento da gestão públicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 61, n. 3, p. 287-303pt_BR
dc.description.classificationEscola de Governopt_BR
dc.description.classificationGestão da Informaçãopt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapescola de governopt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.subject.enapgestão da informaçãopt_BR
dc.subject.enapgestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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