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dc.contributor.authorAngelis, Cristiano Trindade de-
dc.date.accessioned2014-12-02T10:57:14Z-
dc.date.available2014-12-02T10:57:14Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1591-
dc.description.abstractDentre os modelos de avaliação e diagnóstico de gestão do conhecimento pesquisados na literatura, selecionou-se o método de Avaliação do Conhecimento Organizacional (Organizational Knowledge Assessment – OKA) elaborado pelo World Bank Institute (WBI), do Banco Mundial, como um modelo com capacidade de avaliar e diagnosticar a situação da Gestão do Conhecimento (GC) em uma organização. O método OKA foi concebido para avaliar a capacidade e o nível de preparação de uma organização na utilização adequada de seus ativos intelectuais. O artigo propõe realizar um diagnóstico da gestão do conhecimento na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), pertencente ao Ministério do Planejamento. Durante a pesquisa na SPU usando o método OKA surgiu a necessidade de formular uma política de gestão do conhecimento, isto é, um plano estratégico de GC. A pesquisa concluiu que o método OKA é uma ferramenta útil para diagnosticar e avaliar a GC na SPU e na concepção de um plano estratégico de GC, definidor de ações, práticas de apoio e orientações às políticas e processos de conhecimento da organização.pt_BR
dc.description.abstractEntre los modelos de evaluación y diagnóstico de la gestión del conocimiento en la literatura examinada, se selecionó el método de Evaluación del Conocimiento Organizacional (Organizational Knowledge Assessment – OKA) preparado por el World Bank Institute (WBI), del Banco Mundial, como un modelo capaz de evaluar y diagnosticar la situación de la Gestión del Conocimiento (GC) en una organización. El método OKA fue diseñado para evaluar la capacidad y nivel de preparación de una organización en el uso adecuado de sus activos de propiedad intelectual. El artículo se propone realizar un diagnóstico de la gestión del conocimiento en la Secretaría de Patrimonio de la Unión (SPU), Ministerio de Planificación. Durante la investigación sobre la SPU con el método OKA surgió la necesidad de formular una política de gestión del conocimiento, es decir, un plan estratégico para la GC. La investigación concluyó que el método OKA es una herramienta completa y útil para diagnosticar y evaluar la GC en la SPU y el diseño de un plan estratégico para la GC, la definición de acciones, prácticas y orientación para apoyar las políticas y procesos para el conocimiento de la organización.pt_BR
dc.description.abstractAmong the models of assessment and diagnosis of Knowledge Management in the literature surveyed was selected the method “ Organizational Knowledge Assessment (OKA)” prepared by the World Bank Institute (WBI), World Bank, as a model capable of assess and diagnose the situation of Knowledge Management (KM) in an organization. The method OKA was designed to assess the capacity and level of preparedness of an organization in proper use of their intellectual assets.The article proposes to conduct a diagnosis of Knowledge Management at the Secretary of the Federal Heritage of Ministry of Planning. During the research on SPU using the OKA came the need to formulate a policy of Knowledge Management, ie, a Strategic Plan of KM. The research concludes that the method OKA is a complete and useful tool to diagnose and assess the KM in the SPU and the design of a Strategic Plan for KM, defining actions, practical support and guidance to policy and knowledge processes of the organization.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/66/62pt_BR
dc.subjectgestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectsetor públicopt_BR
dc.subjectmétodo OKApt_BR
dc.subjectgestión del conocimientopt_BR
dc.subjectsector públicopt_BR
dc.subjectOKA methodpt_BR
dc.subjectconhecimentopt_BR
dc.subjectconocimientopt_BR
dc.subjectknowledge managementpt_BR
dc.subjectknowledgept_BR
dc.subjectpublic sectorpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento no setor público: um estudo de caso por meio do método OKApt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 2, p. 137-166pt_BR
dc.description.classificationGestão do Conhecimentopt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapgestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.enapsetor públicopt_BR
dc.subject.enapgestão de processospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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