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dc.contributor.authorPetrucci, Vera Lúcia (Coordenadora)-
dc.contributor.authorBrito, Marcelo (Coordenador)-
dc.contributor.authorSantos, Maria Helena de Castro (Coordenadora)-
dc.date.accessioned2014-04-09T14:21:27Z-
dc.date.available2014-04-09T14:21:27Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/979-
dc.description.abstractEste estudo é parte integrante de um dos programas gerais de ação definidos para esta Escola em 1994, referente à Formação de Quadros para a Administração Pública, notadamente à profissionalização de quadros superiores da burocracia federal, denominado Escolas de Governo e Profissionalização do Funcionalismo. Faz-se uma análise das experiências de formação levadas a cabo pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, bem como um mapeamento das experiências das escolas de governo brasileiras e estrangeiras, que em certa medida possam ser comparadas, com a finalidade de oferecer subsídios para a formulação das políticas governamentais dirigidas à formação e capacitação de recursos humanos no setor público brasileiropt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectENAPpt_BR
dc.subjectEscola de governopt_BR
dc.subjectServidor Públicopt_BR
dc.titleEscolas de governo e profisionalização do funcionalismopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 251 p.pt_BR
dc.description.classificationEscola de Governopt_BR
dc.description.additionalSumário APRESENTAÇÃO 5 INTRODUÇÃO 7 OS MODELOS EXTERNOS DE ESCOLAS DE GOVERNO, por Maria Helena de Castro Santos e Marcelo Brito 11 Dois modelos polares de Escola de Governo: o francês e o americano 11 Algumas experiências do contexto ibero-americano 17 • O Instituto Nacional de Administración Pública de Argentina (INAP) 18 - Caracterização das atividades na formação de quadros e capacitação do funcionalismo 21 - Principais problemas e perspectivas 37 • O Instituto Nacional de Administración Pública do México (INAP) 43 - Caracterização das atividades na formação de quadros e capacitação do funcionalismo 48 - Principais problemas e perspectivas 55 • O Instituto Nacional de Administración Pública da Espanha (INAP) 62 - Caracterização das atividades na formação de quadros e capacitação do funcionalismo 69 - Principais problemas e perspectivas 79 • Análise comparada dos casos estudados 84 AS EXPERIÊNCIAS NACIONAIS NO CAMPO DA PROFISSIONALIZAÇÃO, por Maria Helena de Castro Santos, Érica Mássimo Machado,Zani Edna Brei, Maria Lúcia de Moraes Pinheiro e Leia Maria Umbelino 87 A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) 91 - A ENAP e os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental 91 - Os cursos de formação dos Analistas de Orçamento e dos Analistas de Finanças e Controle 124 - As atividades de capacitação e treinamento do funcionalismo público 140 Outras instituições brasileiras de formação, capacitação e treinamento de recursos humanos 146 • Escola de Administração Fazendária (ESAF) 146 • Escola Superior de Administração Postal (ESAP) 151 • Instituto Rio Branco (IRBr) 157 • Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico e Social (CENDEC) 162 • Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EBAP/FGV) 164 • Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) 170 • Escola de Govemo de Administração Pública da Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Estado de São Paulo (EGAP/FUNDAP) 175 • Escola de Govemo de Minas Gerais da Fundação João Pinheiro (EGMG/FJP) 180 • Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro (FESP) 184 • Escola Superior de Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESAPERGS) 192 • Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) 195 • Escola de Administração Pública Dr. Waldemar Lopes Ferraz da Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM) 203 • Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) 207 • Escola de Govemo Fábio Konder Compara to 215 CONSIDERAÇÕES FINAIS 221 - Tipos de profissionais e modelos de Escola de Govemo 222 - Propostas para uma política de profissionalização do servidor público 233 BIBLIOGRAFIA 237 ÍNDICE 243 LISTA DE SIGLAS 251pt_BR
dc.subject.enapEscola de governopt_BR
dc.subject.enapCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapAdministração públicapt_BR
dc.subject.enapServiço Públicopt_BR
dc.subject.enapAgente Públicopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).pt_BR
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