Skills for telework: learning demands
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Legentil, Juliana | - |
dc.contributor.author | Martins, Lara Barros | - |
dc.contributor.author | Abbad, Gardênia da Silva | - |
dc.contributor.author | Mourão, Luciana | - |
dc.contributor.author | Damascena, Matheus | - |
dc.contributor.author | Miranda, Lisa | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T21:17:04Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T21:17:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7981 | - |
dc.description.abstract | Mandatory telework introduced requirements for performing activities remotely. Some were different from those required for voluntary telework. Being full-time at home brought substantial changes to the workers’ lives who were not adapted to this modality of work. This study aimed to identify the skills deemed necessary for teleworking. It was based on the perspective of 2,409 professionals working in 95 Brazilian public institutions. The results were divided into two central categories: hard skills and soft skills. Some of the features pointed out by the participants that needed to be improved were: being able to master the technological tools used to communicate remotely; productivity management; and time management. When gaps in expressing such skills are identified, relevant educational actions can be promoted. In addition, it is possible to leverage the benefits and reduce the risks associated with telework. | pt_BR |
dc.description.abstract | O teletrabalho compulsório introduziu condições para desempenhar as atividades remotamente, algumas diferentes daquelas exigidas no teletrabalho voluntário. Estar em tempo integral em casa trouxe mudanças substanciais aos trabalhadores não adaptados à modalidade. Este estudo teve como objetivo mapear as habilidades percebidas como necessárias para a atuação em teletrabalho durante a pandemia a partir da perspectiva de 2.409 profissionais de 95 organizações públicas brasileiras. Os resultados apontaram duas categorias centrais: hard skills e soft skills. Dentre as necessidades de aperfeiçoamento da capacidade de trabalhar remotamente, estão: o domínio de ferramentas tecnológicas para viabilizar as comunicações remotas; a gestão da produtividade; e a gestão do tempo. Os relatos dos participantes indicam que a atuação em teletrabalho requer desenvolver e consolidar habilidades diferenciadas. Ao se identificar lacunas na expressão de tais habilidades, ações educacionais pertinentes capazes de saná-las poderão ser promovidas. Além disso, é possível alavancar os benefícios e reduzir os riscos associados ao teletrabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | El teletrabajo obligatorio introdujo condiciones para realizar actividades a distancia, algunas diferentes a las exigidas en el teletrabajo voluntario. Estar en casa a tiempo completo ha provocado cambios sustanciales a los trabajadores no adaptados a la modalidad. Este estudio tuvo como objetivo identificar las habilidades percibidas como necesarias para el teletrabajo durante la pandemia, desde la perspectiva de 2.409 profesionales de 95 organizaciones públicas brasileiras. Los resultados apuntaron a dos categorías centrales: habilidades duras y habilidades blandas. Entre las necesidades para mejorar la capacidad de teletrabajar se encuentran: el dominio de las herramientas tecnológicas; la gestión de la productividad; y la gestión del tiempo. Los informes de los participantes indican que el teletrabajo requiere desarrollar y consolidar habilidades diferenciadas. Al identificar estas deficiencias en la ejecución de tales habilidades, se pueden promover acciones educativas pertinentes capaces de eliminarlas. Además, es posible aumentar los beneficios y reducir los riesgos asociados al teletrabajo. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Inglês:English:en | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | teletrabalho | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento de habilidades | pt_BR |
dc.subject | tecnologia | pt_BR |
dc.title | Skills for telework: learning demands | pt_BR |
dc.title | Habilidades para o teletrabalho: demandas de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público - RSP, v. 75, n. 2, 387-410 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Governo e Transformação Digital | pt_BR |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2021 a atual |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
10255-Texto do Artigo-33692-1-10-20240627.pdf | 355.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.