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dc.contributor.authorRodrigues, Igor dos Santos-
dc.contributor.otherGriebeler, Marcelo de Carvalho (Orientador)-
dc.date.accessioned2024-05-16T13:01:09Z-
dc.date.available2024-05-16T13:01:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7901-
dc.description.abstractEducação e política mantêm uma estreita relação em que a educação se torna fundamental para a sustentação de uma democracia. Nesse sentido, a educação tem reportado externalidades que afetam a qualidade de vida do indivíduo e de toda a sociedade. Os fatores mais significantes desse efeito têm desempenhado um papel muito importante para tornar a democracia um sistema viável. Este artigo examina a relação entre educação e democracia, buscando medir objetivamente se a educação melhora o reconhecimento da democracia como condição social, econômica e cultural que permite o exercício livre e igual da autodeterminação política. Aproveitando-se da semelhança do contexto histórico-político referenciado pela América Latina, testamos a relação à nível macro e micro da educação nos aspectos políticos democráticos, a fim de examinar a relação causal entre esses dois fundamentos. Os resultados encontrados neste trabalho fornecem evidências robustas para a relação causal entre educação e democracia.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectdemocraciapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.titleEducação para democracia: evidências na América Latinapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.holderIgor dos Santos Rodriguespt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical183 páginaspt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.classificationÉtica, Cidadania e Diversidadept_BR
dc.description.classificationPolítica Externa e Relações Internacionaispt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Doutorado em Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Políticas Públicas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
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