Título: Educação para democracia: evidências na América Latina
Autor(es): Rodrigues, Igor dos Santos
Contribuidor: Griebeler, Marcelo de Carvalho (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Tese
Extensão/Indicação de Série: 183 páginas
Data: 2023
Detentor dos direitos autorais: Igor dos Santos Rodrigues
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Educação e Docência
Ética, Cidadania e Diversidade
Política Externa e Relações Internacionais
Resumo: Educação e política mantêm uma estreita relação em que a educação se torna fundamental para a sustentação de uma democracia. Nesse sentido, a educação tem reportado externalidades que afetam a qualidade de vida do indivíduo e de toda a sociedade. Os fatores mais significantes desse efeito têm desempenhado um papel muito importante para tornar a democracia um sistema viável. Este artigo examina a relação entre educação e democracia, buscando medir objetivamente se a educação melhora o reconhecimento da democracia como condição social, econômica e cultural que permite o exercício livre e igual da autodeterminação política. Aproveitando-se da semelhança do contexto histórico-político referenciado pela América Latina, testamos a relação à nível macro e micro da educação nos aspectos políticos democráticos, a fim de examinar a relação causal entre esses dois fundamentos. Os resultados encontrados neste trabalho fornecem evidências robustas para a relação causal entre educação e democracia.
Palavras-chave: democracia;  educação;  desenvolvimento social;  cidadania
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Doutorado em Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Políticas Públicas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7901
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