Título: A trajetória do Fundo Amazônia: configuração, estabilidade, paralisação e retomada analisada por meio do modelo de equilíbrio pontuado
Autor(es): Guimarães, Marcos de Souza Fonseca
Contribuidor: Gaetani, Francisco
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 96 páginas
Data: 23-Jan-2024
Detentor dos direitos autorais: Marcos de Souza Fonseca Guimarães
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Governança
Resumo: A destruição da Floresta Amazônica afeta o ciclo de chuvas do continente, prejudicando a produtividade agrícola da região, além de possuir o potencial de desestabilizar de forma definitiva o clima planetário, acarretando em consequências profundas e imprevisíveis. O Fundo Amazônia é uma inovadora ferramenta de captação de doações voluntárias para impulsionar projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa por meio da prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia, bem como estimular o desenvolvimento econômico sustentável. Criado em 2008, já captou cerca de R$ 3,4 bilhões e passou por diversas fases: concepção, decolagem gradual, execução com significativo aporte de recursos em projetos com entidades do terceiro setor, até ser paralisado em 2019 e retomado novamente em 2023. Utilizando o referencial teórico do modelo de equilíbrio pontuado verificou-se a importância da imagem da política para embasar a criação e o aprimoramento de instituições que foram sólidos o suficiente para suportar tentativas de redirecionamento de seus recursos para outras finalidades, demonstrando sua resiliência na função de garantir a manutenção da estabilidade da política voltada para favorecer a comunidade local com soluções inovadoras voltadas para uma economia sustentável, contando com a colaboração da comunidade internacional e das entidades do terceiro setor.
Palavras-chave: desenvolvimento econômico sustentável;  fundo amazônia;  modelo do equilíbrio pontuado
Objetivo: Dissertação apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7840
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado Marcos Guimaraes.pdf2.47 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.