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dc.contributor.authorSouza, Géssica C.-
dc.contributor.authorReis, Breno Salomon-
dc.contributor.otherEvidência Express (EvEx)-
dc.date.accessioned2023-09-15T17:44:25Z-
dc.date.available2023-09-15T17:44:25Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7755-
dc.description.abstractO Monitoramento e Avaliação (M&A) é uma função de gestão contínua para avaliar se houve progresso na obtenção dos resultados esperados, identificar gargalos na implementação e destacar se existem efeitos não intencionais (positivos ou negativos) de um plano de investimento, programa ou projeto e suas atividades (FAO, 2022). No âmbito educacional, todas as formas de avaliação consistem em coletar informações sistemáticas e fazer algum tipo de julgamento com base nessas informações. Outra expectativa é que essa “informação valiosa” seja usada para decisões sobre o funcionamento cotidiano dos sistemas educacionais ou para decisões mais envolventes sobre a revisão e mudança do sistema. O M&A educacional faz uso de diferentes fontes de dados que se distinguem entre dados baseados na medição de desempenho educacional, dados que estão disponíveis a partir de registros administrativos (incluindo estatísticas educacionais) e dados que se tornam disponíveis a partir de análises de especialistas e métodos de pesquisa educacional (SCHEERENS et al., 2003).pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6939pt_BR
dc.subjecttestes educacionaispt_BR
dc.subjectavaliação educacionalpt_BR
dc.subjectmonitoramento e avaliaçãopt_BR
dc.titleFazendo uso dos resultados de testes educacionais: síntese de evidências sobre competências e práticas organizacionaispt_BR
dc.typeMaterial Textualpt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical22 p.pt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.classificationUso de Evidênciaspt_BR
dc.description.additionalIniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
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2022.10.28 - Fazendo uso dos resultados de testes educacionais.pdfFazendo uso dos resultados de testes educacionais864.47 kBAdobe PDF Thumbnail
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