Fazendo uso dos resultados de testes educacionais: síntese de evidências sobre competências e práticas organizacionais
Título: | Fazendo uso dos resultados de testes educacionais: síntese de evidências sobre competências e práticas organizacionais |
Autor(es): | Souza, Géssica C. Reis, Breno Salomon |
Contribuidor: | Evidência Express (EvEx) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6939 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Material Textual |
Extensão/Indicação de Série: | 22 p. |
Data: | Out-2022 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência Uso de Evidências |
Resumo: | O Monitoramento e Avaliação (M&A) é uma função de gestão contínua para avaliar se houve progresso na obtenção dos resultados esperados, identificar gargalos na implementação e destacar se existem efeitos não intencionais (positivos ou negativos) de um plano de investimento, programa ou projeto e suas atividades (FAO, 2022). No âmbito educacional, todas as formas de avaliação consistem em coletar informações sistemáticas e fazer algum tipo de julgamento com base nessas informações. Outra expectativa é que essa “informação valiosa” seja usada para decisões sobre o funcionamento cotidiano dos sistemas educacionais ou para decisões mais envolventes sobre a revisão e mudança do sistema. O M&A educacional faz uso de diferentes fontes de dados que se distinguem entre dados baseados na medição de desempenho educacional, dados que estão disponíveis a partir de registros administrativos (incluindo estatísticas educacionais) e dados que se tornam disponíveis a partir de análises de especialistas e métodos de pesquisa educacional (SCHEERENS et al., 2003). |
Palavras-chave: | testes educacionais; avaliação educacional; monitoramento e avaliação |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Observações/Notas: | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7755 |
Aparece nas coleções: | Evidência Express (EvEx) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022.10.28 - Fazendo uso dos resultados de testes educacionais.pdf | Fazendo uso dos resultados de testes educacionais | 864.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.