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dc.contributor.authorBrasil. Ministério da Fazenda (MF). Secretaria da Receita Federal (SRF)-
dc.date.accessioned2014-02-04T15:52:27Z-
dc.date.available2014-02-04T15:52:27Z-
dc.date.issued1999-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/751-
dc.description.abstractEm meados de 1992, o atendimento ao público na Secretaria da Receita Federal padecia de sérios problemas. A estrutura da Organização, partindo de sistemas especializados por área técnica, impedia a visualização deste serviço como uma atividade em si mesma. Conseqüentemente não era reservado ao atendimento um lugar e uma estrutura próprias e adequadas. Como meio de solucionar este problema criaram-se as Centrais de Atendimento ao Contribuinte - CAC. Entretanto, não é difícil vislumbrar que num horizonte de atendimento potencial de 9,5 milhões de contribuintes a estrutura voltada ao atendimento teria de ser incrementada. A maior parte das informações prestadas nos Centros de Atendimento ao Contribuinte são simples, e que com um bom sistema atendimento à distância evitaria a ida do contribuinte à repartição. Em 1996, foi então implantado o atendimento por correio eletrônico.O atendimento por E-mail pode ser considerado como inovação, pois numa entidade pública com a clientela que a Receita tem, e com a diversidade de assuntos que podem ser abordados num canal aberto como este, o trabalho desenvolvido neste âmbito se utiliza muito de criatividade e tecnologia.A melhoria na qualidade de serviços prestados é notável. A necessidade de atendimento leva a pesquisa do assunto demandado enriquecendo em conhecimento as equipes participantes das tarefas de resposta. Uma resposta por escrito também faz com que o contribuinte se sinta mais seguro e, portanto, mais satisfeito. O fato de recebê-la denota a importância que a receita dá individualmente aos seus contribuintes conferindo-lhe prestígio. Em resumo, o projeto implantado fortaleceu a imagem da Receita junto a sua clientelapt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=41&Itemid=32pt_BR
dc.subjectAtendimento ao cidadãopt_BR
dc.subjectCorreio eletrônicopt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectReceita Federalpt_BR
dc.subjectTributopt_BR
dc.subjectContribuintept_BR
dc.subjectFazendapt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSistema de informaçõespt_BR
dc.titleAtendimento de contribuintes por correio eletrônicopt_BR
dc.typeRelato de Experiênciapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 5 p.pt_BR
dc.date.started1996-09-
dc.date.finished1998-07-
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalIniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Alexandre Guilherme Guimarães de Andradept_BR
dc.description.additionalAções premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998pt_BR
dc.description.additionalÁreas temáticas: atendimento ao cidadão-cliente; atendimento ao cidadãopt_BR
dc.subject.enapAtendimento ao cidadãopt_BR
dc.subject.enapTransparência governamentalpt_BR
dc.subject.enapGestão da informaçãopt_BR
dc.subject.enapTecnologia da informaçãopt_BR
dc.educational.descriptionSão os objetivos da iniciativa: oferecer uma solução para que o contribuinte seja informado, tenha tratamento cordial e preferencial sem que este precise ir a uma unidade da Receita, diminuindo os fluxos de atendimento pessoal e melhorando o relacionamento entre fisco e contribuinte e, por conseguinte, a imagem da instituiçãopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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