Title: Análise de séries temporais para previsão de demanda no INSS
Authors: Oliveira, Elias Fernandes de
metadata.dc.contributor.other: Sarmento, Maxwell (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 26 páginas
Issue Date: Sep-2022
metadata.dc.rights.holder: Elias Fernandes de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Abstract: O trabalho realizado abordou a gestão de demandas no âmbito do INSS, tendo como objetivo identificação de método apropriado para previsão de demandas futuras no âmbito da Autarquia. Foram utilizados dados sobre demandas mensais do INSS e aplicadas técnicas de análise de séries temporais. Para organização e análise dos dados, utilizou-se linguagem de programação Python. Como resultado, foram identificados modelos de previsão com desempenho satisfatório nos testes realizados, havendo argumentos que justificam a priorização do modelo de Suavização Exponencial Simples (SES). Ademais, constatou-se que a série histórica avaliada foi influenciada por fatores externos relevantes, o que pode ter causado distorções nos dados e, consequentemente, impactado nas análises realizadas, sendo oportuna a realização de análises adicionais após o incremento de novas observações na série.
Keywords: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);  dado;  demanda;  seguridade social
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista Dados
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7356
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_enap_artigo_Elias_publico-2.pdf874.93 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.