Como podemos aprimorar a avaliação em um laboratório de inovação: um estudo de caso do LA-BORA!gov
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Akamine, Mariana Yuka | - |
dc.contributor.other | Campos Filho, Antonio Claret (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T21:51:27Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T21:51:27Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7316 | - |
dc.description.abstract | Laboratórios de inovação se fortalecem como colaboradores do Estado para lidar com o contexto de incerteza e rápida transformação social. Esta pesquisa teve como propósito explorar as perspectivas do tema da avaliação em laboratório de inovação, a partir do estudo de caso do LA-BORA! gov – laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O trabalho realçou a avaliação combinada com o papel dos atores e seus valores, com o ambiente real de mudanças e com a importância de retroalimentar os aprendizados gerados pela avaliação. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica sobre avaliação, com enfoque em laboratório de inovação, pesquisa documental do Laboratório objeto do estudo de caso, entrevistas com atores ligados direta e indiretamente a laboratórios de inovação e oficina com o time do Laboratório. Como resultado foram elaboradas oportunidades de ação para a avaliação no LA-BORA! gov, podendo-se citar a proposta de investir em sistematizações mínimas e adaptáveis de avaliação, fomento da cultura da inovação por meio de parcerias e debates sobre avaliação e participação em prêmios de inovação, análise colaborativa e estruturada dos feedbacks dos serviços prestados, simplificação da exposição dos dados avaliativos entre outras sugestões com vistas a inspirar iniciativas afins. As lições aprendidas durante a pesquisa indicam a potencialidade de futuros estudos no tema, para acompanhar o amadurecimento dos laboratórios de inovação em governo, retroalimentar os resultados das ações e enriquecer os aprendizados de forma iterativa e dinâmica. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject | inovação | pt_BR |
dc.subject | laboratório de inovação | pt_BR |
dc.title | Como podemos aprimorar a avaliação em um laboratório de inovação: um estudo de caso do LA-BORA!gov | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.holder | Mariana Yuka Akamine | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 135 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.educational.description | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mariana Yuka com ficha catalográfica.pdf | 3.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.