Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ogava, Bruno | - |
dc.contributor.author | Reis, Breno Salomon | - |
dc.contributor.author | Adamczyk, Willian | - |
dc.contributor.other | Evidência Express (EvEx) | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T20:06:16Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T20:06:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7005 | - |
dc.description.abstract | A formação técnica e profissionalizante (FTP), também chamada de educação profissional, se refere aos processos educacionais que envolvem o estudo de tecnologias e à aquisição de habilidades práticas, compreensão e conhecimentos relacionados a diversas ocupações dos diferentes setores da vida econômica e social (UNESCO, 2002). Essa definição é bastante ampla, englobando as distintas práticas presentes em diversos países e abrangendo tanto a formação formal, entendida como os programas técnicos e profissionalizantes ofertados junto ao sistema de ensino; não-formal, entendida como cursos e treinamentos ofertados à parte do sistema de ensino; e informal, referente ao “aprender fazendo” e à aquisição de habilidades pessoais, os quais ocorrem ao nível individual (HANNI, 2019). Em suma, a FTP é todo tipo de aprendizado com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir demandas do mercado de trabalho e pode acontecer tanto nas etapas de educação básica, superior ou em forma de cursos livres. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | formação técnica | pt_BR |
dc.subject | ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | ensino técnico | pt_BR |
dc.title | Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados | pt_BR |
dc.type | Folders/Cartilhas | pt_BR |
dc.type | Manual/Modelo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 27 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Pessoal | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão de Pessoas | pt_BR |
dc.description.additional | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Evidência Express (EvEx) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022.04.14 - Experiências em Formação Técnica e Profissionalizante - benchmark.pdf | Experiências em formação técnica e profissionalizante | 834.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.