Título: Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados
Autor(es): Ogava, Bruno
Reis, Breno Salomon
Adamczyk, Willian
Contribuidor: Evidência Express (EvEx)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Universidade de Brasília (UnB)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Folders/Cartilhas
Manual/Modelo
Extensão/Indicação de Série: 27 páginas
Data: Abr-2022
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Pessoal
Gestão de Pessoas
Resumo: A formação técnica e profissionalizante (FTP), também chamada de educação profissional, se refere aos processos educacionais que envolvem o estudo de tecnologias e à aquisição de habilidades práticas, compreensão e conhecimentos relacionados a diversas ocupações dos diferentes setores da vida econômica e social (UNESCO, 2002). Essa definição é bastante ampla, englobando as distintas práticas presentes em diversos países e abrangendo tanto a formação formal, entendida como os programas técnicos e profissionalizantes ofertados junto ao sistema de ensino; não-formal, entendida como cursos e treinamentos ofertados à parte do sistema de ensino; e informal, referente ao “aprender fazendo” e à aquisição de habilidades pessoais, os quais ocorrem ao nível individual (HANNI, 2019). Em suma, a FTP é todo tipo de aprendizado com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir demandas do mercado de trabalho e pode acontecer tanto nas etapas de educação básica, superior ou em forma de cursos livres.
Palavras-chave: educação;  formação técnica;  ensino profissional;  ensino técnico
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Observações/Notas: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7005
Aparece nas coleções:Evidência Express (EvEx)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022.04.14 - Experiências em Formação Técnica e Profissionalizante - benchmark.pdfExperiências em formação técnica e profissionalizante834.43 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.