Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados
Título: | Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
Autor(es): | Ogava, Bruno Reis, Breno Salomon Adamczyk, Willian |
Contribuidor: | Evidência Express (EvEx) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Universidade de Brasília (UnB) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Folders/Cartilhas Manual/Modelo |
Extensão/Indicação de Série: | 27 páginas |
Data: | Abr-2022 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Pessoal Gestão de Pessoas |
Resumo: | A formação técnica e profissionalizante (FTP), também chamada de educação profissional, se refere aos processos educacionais que envolvem o estudo de tecnologias e à aquisição de habilidades práticas, compreensão e conhecimentos relacionados a diversas ocupações dos diferentes setores da vida econômica e social (UNESCO, 2002). Essa definição é bastante ampla, englobando as distintas práticas presentes em diversos países e abrangendo tanto a formação formal, entendida como os programas técnicos e profissionalizantes ofertados junto ao sistema de ensino; não-formal, entendida como cursos e treinamentos ofertados à parte do sistema de ensino; e informal, referente ao “aprender fazendo” e à aquisição de habilidades pessoais, os quais ocorrem ao nível individual (HANNI, 2019). Em suma, a FTP é todo tipo de aprendizado com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir demandas do mercado de trabalho e pode acontecer tanto nas etapas de educação básica, superior ou em forma de cursos livres. |
Palavras-chave: | educação; formação técnica; ensino profissional; ensino técnico |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Observações/Notas: | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7005 |
Aparece nas coleções: | Evidência Express (EvEx) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022.04.14 - Experiências em Formação Técnica e Profissionalizante - benchmark.pdf | Experiências em formação técnica e profissionalizante | 834.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.