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dc.contributor.authorMota, Samuel Cavalcante-
dc.contributor.authorOliveira, Antonio Rafael Valério de-
dc.contributor.authorNunes, Naiara Taise Sousa-
dc.contributor.authorFigueiredo Junior, Hugo Santana de-
dc.contributor.otherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)-
dc.date.accessioned2022-04-18T15:09:38Z-
dc.date.available2022-04-18T15:09:38Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6948-
dc.description.abstractA gestão de custos é uma tarefa difícil nas universidades públicas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar experiências recentes de gestão de custos em instituições federais de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de uma análise qualitativa de conteúdo dos relatórios gerenciais do HEFI, por meio do software Atlas.ti. A análise revela que 40% dos IESF estudados não utilizam um sistema de avaliação de custos e que os obstáculos de integração com sistemas de informação de apoio dificultam a gestão de custos. A inserção obrigatória de informações de centros de custo e requisitos legais são os principais impulsionadores para que o HEFI avalie seus custos. A exibição de dados do portal de custos do Governo Federal tem sido recorrente nos relatórios de gestão. Há uma clara necessidade de padronizar a metodologia de avaliação de custos e treinar o pessoal do HEFI. Este estudo revela quão grande é o desafio para o HEFI se adaptar às restrições de financiamento no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractCost management is a difficult task in public universities. This research aims to investigate recent experiences of cost management in Brazilian federal higher education institutions (HEFI). This is a qualitative content analysis of management reports from HEFI, by using the Atlas.ti software. The analysis reveals that 40% of the studied HEFI do not make use of a cost evaluation system and that integration obstacles with support information systems complicate cost management. Mandatory insertion of cost center information and legal requirements are the main drivers for HEFI to evaluate their costs. The displaying of data from the Federal Government's cost portal has been recurrent in the management reports. There is a clear need to standardize the cost evaluation methodology and train the HEFI staff. This study reveals how great the challenge is for HEFI to adapt to funding constraints in Brazilpt_BR
dc.language.isoIdioma::Inglês:English:enpt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/339pt_BR
dc.subjectprimeiro setorpt_BR
dc.subjectuniversidade federalpt_BR
dc.subjectgestão financeirapt_BR
dc.subjectensino superiorpt_BR
dc.titleComparative analysis of cost management in higher education Brazilian Federal Institutionspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 73, n. 1, 112-135 p.pt_BR
dc.description.classificationAnálise e Ciência de Dadospt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessados.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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4934-Texto do Artigo-21784-1-10-20220330.pdfComparative analysis fo cost management in higher education Brazilian Federal Istitutions1.32 MBAdobe PDF Thumbnail
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