Comparative analysis of cost management in higher education Brazilian Federal Institutions
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota, Samuel Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Antonio Rafael Valério de | - |
dc.contributor.author | Nunes, Naiara Taise Sousa | - |
dc.contributor.author | Figueiredo Junior, Hugo Santana de | - |
dc.contributor.other | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T15:09:38Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T15:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6948 | - |
dc.description.abstract | A gestão de custos é uma tarefa difícil nas universidades públicas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar experiências recentes de gestão de custos em instituições federais de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de uma análise qualitativa de conteúdo dos relatórios gerenciais do HEFI, por meio do software Atlas.ti. A análise revela que 40% dos IESF estudados não utilizam um sistema de avaliação de custos e que os obstáculos de integração com sistemas de informação de apoio dificultam a gestão de custos. A inserção obrigatória de informações de centros de custo e requisitos legais são os principais impulsionadores para que o HEFI avalie seus custos. A exibição de dados do portal de custos do Governo Federal tem sido recorrente nos relatórios de gestão. Há uma clara necessidade de padronizar a metodologia de avaliação de custos e treinar o pessoal do HEFI. Este estudo revela quão grande é o desafio para o HEFI se adaptar às restrições de financiamento no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cost management is a difficult task in public universities. This research aims to investigate recent experiences of cost management in Brazilian federal higher education institutions (HEFI). This is a qualitative content analysis of management reports from HEFI, by using the Atlas.ti software. The analysis reveals that 40% of the studied HEFI do not make use of a cost evaluation system and that integration obstacles with support information systems complicate cost management. Mandatory insertion of cost center information and legal requirements are the main drivers for HEFI to evaluate their costs. The displaying of data from the Federal Government's cost portal has been recurrent in the management reports. There is a clear need to standardize the cost evaluation methodology and train the HEFI staff. This study reveals how great the challenge is for HEFI to adapt to funding constraints in Brazil | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Inglês:English:en | pt_BR |
dc.source | https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/339 | pt_BR |
dc.subject | primeiro setor | pt_BR |
dc.subject | universidade federal | pt_BR |
dc.subject | gestão financeira | pt_BR |
dc.subject | ensino superior | pt_BR |
dc.title | Comparative analysis of cost management in higher education Brazilian Federal Institutions | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público - RSP, v. 73, n. 1, 112-135 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Análise e Ciência de Dados | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Impresso: 0034-9240 | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Eletrônico: 2357-8017 | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores, Especialistas e demais interessados. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2021 a atual |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4934-Texto do Artigo-21784-1-10-20220330.pdf | Comparative analysis fo cost management in higher education Brazilian Federal Istitutions | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.