Title: XI Prêmio SOF de monografias, 2º lugar: Política monetária e gestão da dívida: a contribuição da maturidade dos títulos públicos na dinâmica de uma dívida estável
Authors: Nobrega, Wellington Charles Lacerda
Besarria, Cássio da Nóbrega
Aragón, Edilean Kleber da Silva Bejarano
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
XI Prêmio SOF de Monografias
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 60 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Wellington Charles Lacerda Nobrega
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Orçamento e Finanças
Abstract: Nesta monografia avaliamos como as variáveis fiscais e monetárias interagem com a estrutura de maturidade da dívida. A ideia é investigar os efeitos da política de gerenciamento do prazo médio dos títulos públicos sobre a dívida, estrutura a termo das taxas de juros e a dinâmica do ciclo econômico. Nesse sentido, será utilizado um modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral (em inglês DSGE) que inclui versões de curto e longo prazo para títulos e taxas de juros. Os principais resultados apontam para uma influência considerável das políticas de gestão do vencimento médio da dívida pública sobre as variáveis fiscais e monetárias, sugerindo que, ao contrário do que se pode inferir através dos modelos DSGE que limitaram a análise do prazo da dívida pela imposição de títulos de apenas um período, um choque contracionista de política monetária não necessariamente faz com que a dívida pública aumente significativamente. A estrutura de maturidade média da dívida desempenha um papel crucial neste resultado, uma vez que o governo não precisaria rolar a dívida a custos mais elevados quando o perfil de maturidade é mais longo, reduzindo os custos do serviço da dívida e, consequentemente, o impacto na dívida total. Por outro lado, no modelo pautado em títulos de curto prazo, o choque de política monetária contracionista resultou em uma dinâmica pró-cíclica sobre a trajetória da dívida, o que pode vir a tornar insustentável a evolução do passivo governamental sob tais circunstâncias.
Keywords: política monetária;  dívida;  gestão financeira;  orçamento público
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Tema 1: Orçamento Público no Contexto de Recuperação Econômica
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6922
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2022
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.2. XI Prêmio SOF.pdf2º lugar - XI Prêmio SOF de monografias - tema 15.02 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.