Quando obstáculos à coordenação governamental comprometem uma inovação: o caso de instituição do pagamento contingente à renda no financiamento estudantil
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Marciano, Carlos Henrique da Silva | - |
dc.contributor.other | Ximenes, Daniel de Aquino (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-14T22:56:14Z | - |
dc.date.available | 2021-09-14T22:56:14Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6617 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo explicitar razões que dificultam a coordenação entre organizações públicas distintas, fenômeno desagregador de ações que dependem dessa estratégia para serem implementadas. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso, instrumentalizado pela investigação dos contextos, dos episódios, dos atores relacionados aos obstáculos que impediram a construção de um arranjo coordenado entre o Ministério da Educação e a Receita Federal do Brasil, necessário à implementação do pagamento contingente à renda no Financiamento Estudantil (Fies). Tal investigação também é mediada por objetivos específicos, que têm a finalidade de demonstrar “como” o fenômeno da inadimplência motivou a instituição desse novo modelo de pagamento no Fies e “como” o modelo de Empréstimo Contingente à Renda (ECR) foi implementado com sucesso na Austrália, onde se estabeleceu também um modelo de coordenação entre os órgãos de administração tributária e de educação desse país. A par das análises realizadas, sob a sustentação da teoria que investiga a coordenação governamental e seus obstáculos, concluiu-se que fenômenos relacionados à especialização organizacional, às limitações da racionalidade e do comportamento organizacional, assim como desdobramentos da política burocrática e falhas de intersetorialidade explicam porque houve obstáculos à coordenação governamental no caso estudado. Assim, a utilização de múltiplas abordagens de análise produziu, por sua vez, múltiplas respostas complementares para se explicitar razões que dificultam a coordenação entre organizações públicas distintas. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | coordenação | pt_BR |
dc.subject | financiamento estudantil | pt_BR |
dc.subject | governança | pt_BR |
dc.subject | inovação | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.title | Quando obstáculos à coordenação governamental comprometem uma inovação: o caso de instituição do pagamento contingente à renda no financiamento estudantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.holder | Carlos Henrique da Silva Marciano | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 117 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Governança | pt_BR |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.educational.description | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção |
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Dissertação_Carlos_Henrique_Versão_Final com ficha.pdf | Dissertação - Carlos Henrique Marciano | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
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