Title: Inovação incremental na gestão de pessoas do Ministério da Saúde como resposta de enfrentamento no contexto da pandemia do SARS-COV 2.
Authors: Leite, Antonia Ferreira
metadata.dc.contributor.other: Gonçalves, Sonia Maria Goulart (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 20 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Antonia Ferreira Leite
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Abstract: O ano de 2020 foi marcado pelo aparecimento global da Covid-19, que é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade. Neste cenário e no contexto organizacional do Ministério da Saúde, os gestores se viram obrigados a adotar novas dinâmicas e readequações nos processos de trabalho, numa perspectiva de manutenção dos resultados organizacionais. Este estudo vislumbrou explicitar o quanto gestores, servidores e colaboradores da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS), proativa ou reativamente, implementaram ações inovadoras, de forma incremental, nas suas unidades e rotinas. Este artigo está estruturado em cinco partes. A primeira parte apresenta o estudo de forma panorâmica, situando o leitor no teor da pesquisa realizada, dos achados e das conclusões. A segunda parte apresenta os aspectos conceituais e o estado da arte que referenciam as temáticas de inovação em sentido lato, inovação incremental, e Gestão de Pessoas em contextos de organizações públicas, o que propiciou realizar algumas correlações entre os achados da literatura e as experimentações práticas no contexto pesquisado. A terceira parte tratou do método aplicado para coleta de dados e tratamentos dispensados para compreensão dos achados. A quarta parte diz respeito à análise dos achados da pesquisa e as discussões à luz da literatura referenciada, e a quinta parte traz as conclusões e recomendações, sem a pretensão de esgotar o assunto.
Keywords: inovação;  gestão de pessoas;  enfrentamento;  pandemia;  Covid-19
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6607
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO ANTONIA_V_Final_29-06-2021_Moodle.pdfArquivo Principal680.42 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.