Título: Competências do líder do futuro na perspectiva dos gestores do Ministério da Saúde
Autor(es): Miranda, Karoline Bezerra de
Contribuidor: Vieira, Mara Lúcia Monteiro (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 31 páginas
Data: Jun-2021
Detentor dos direitos autorais: Karoline Bezerra de Miranda
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Resumo: Um líder do futuro deve apresentar competências inovadoras e habilidades capazes de lidar com um ambiente de conflitos e em constante mudança. No entanto, muitas vezes o gestor não conhece ou dispõe dessas competências, dificultando o desenvolvimento dessas habilidades. O objetivo do estudo foi descrever a visão dos gestores do Ministério da Saúde ocupantes de cargos de DAS 3, 4 e 5 acerca da importância das competências do líder do futuro em sua atuação. Realizou-se uma pesquisa descritiva de corte prospectivo, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas e autopreenchido, para avaliação das 8 competências gerenciais identificadas na análise documental. Os 67 gestores participantes apontaram a orientação estratégica, a colaboração e cooperação em rede e o desenvolvimento contínuo como macrocompetências extremamente importantes (70%, 69% e 66%, respectivamente) e indicaram 12 competências adicionais como importantes para atuação no órgão. Assim, atividades que desenvolvam as macrocompetências mais importantes devem ser fortalecidas.
Palavras-chave: gestão por competências;  Ministério da Saúde;  liderança;  gestão de pessoas
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Público alvo: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
Contexto de aprendizagem: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6591
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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