Título: Avaliação do resultado da política de garantia de preços mínimos para os produtos da sociobiodiversidade (PGPM-Bio) no combate a pobreza
Autor(es): Torres, Juliana Martins
Contribuidor: Nogueira, Jorge Madeira (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 21 páginas
Data: Nov-2020
Detentor dos direitos autorais: Juliana Martins Torres
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Gestão Pública
Políticas Públicas
Resumo: a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) tem como um dos seus objetivos a garantia de renda ao agricultor familiar extrativista mediante a concessão de subsídio para vendas abaixo do preço mínimo. Entre os beneficiários da política, existe um elevado percentual de pobreza e extrema pobreza, valor que chegou a 62% em 2019 utilizando os parâmetros do Programa Bolsa Família. Dessa forma, o estudo avaliou o resultado indireto da PGPM-Bio em elevar a renda dos produtores acima das linhas de pobreza e extrema pobreza. Verificou-se um resultado positivo da política no combate à pobreza, sendo que houve uma redução de 77% dos extrativistas que estavam em situação de extrema pobreza e um aumento de 47% dos que possuíam renda per capita superior a R$178,00. Contudo, apenas 29% dos produtores que tinham renda per capita declarada inferior a R$178,00 conseguiram superar essa linha de pobreza.
Palavras-chave: Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio);  agricultor familiar extrativista;  avaliação;  combate à pobreza
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Público alvo: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Contexto de aprendizagem: 369 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.;  03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6336
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Juliana Martins Torres - Revisto - 30-04-2021.pdfArquivo Principal455.81 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.