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dc.contributor.authorVilarinho, Karina Pereira Bastos-
dc.contributor.authorPaschoal, Tatiane-
dc.contributor.authorDemo, Gisela-
dc.date.accessioned2021-04-23T20:34:34Z-
dc.date.available2021-04-23T20:34:34Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6273-
dc.description.abstractA partir da pandemia imposta pelo novo coronavírus, o teletrabalho mostrou-se uma alternativa de arranjo de trabalho promissora e desejável em tempos de isolamento social, de forma que tem recebido atenção cada vez mais prioritária nas agendas de pesquisas em gestão de pessoas no setor público. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) foi um dos pioneiros na utilização do teletrabalho no Brasil e, portanto, foi escolhido como lócus do estudo. Esta pesquisa levantou os pontos positivos e negativos do teletrabalho no Serpro, sob a ótica de chefes, teletrabalhadores e colegas de teletrabalhadores, e comparou empiricamente usuários e não usuários do teletrabalho quanto ao desempenho profissional, contexto de trabalho e bem-estar no trabalho. Utilizaram-se questionários e conduziram-se a análises textuais, análises de variância e Testes de Mann-Whitney. Entre os pontos positivos do teletrabalho, destacam-se o aumento da produtividade e melhorias na qualidade de vida do teletrabalhador. Entre os pontos negativos, destacam-se dificuldades técnicas e de convívio social. Quanto à comparação, os teletrabalhadores percebem mais positivamente seu contexto de trabalho, seu desempenho profissional e seu bem-estar no trabalho. Este estudo apresenta um diagnóstico que pode prover aos gestores públicos um olhar mais reflexivo no que tange à adoção e subsequente implantação do teletrabalho.pt_BR
dc.description.abstractFrom the pandemic imposed by the new coronavirus, teleworking proved to be a promising and desirable work arrangement alternative in times of social isolation, so that it has received increasingly priority attention in human resources management research agendas in the public sector. Federal Data Processing Service (Serpro) was one of the pioneers in adopting teleworking in Brazil and, therefore, it was the locus of this study. This study explored the positive and negative sides of teleworking in Serpro from the point of view of managers, teleworkers and colleagues and also compared teleworkers and no teleworkers with regard to the professional performance, work context and work well-being. The research method included questionnaires and textual analysis, analysis of variance and Mann-Whitney tests. About the positive sides of teleworking, the most relevant points were productivity increase and quality of life increase. About negative sides, technical difficulties and social interaction limitations can be pointed out. Results also showed that teleworkers have more positive perceptions about work context, professional performance and work well-being. This study provides a reflective look on adopting and implementing teleworking for public managers.pt_BR
dc.description.abstractA partir de la pandemia impuesta por el nuevo coronavirus, el teletrabajo demostró ser una alternativa de trabajo prometedora y deseable en tiempos de aislamiento social, por lo que ha recibido una atención cada vez más prioritaria en las agendas de investigación en gestión de personas en el sector público. El Servicio Federal de Procesamiento de Datos (Serpro) fue uno de los pioneros en la adopción del teletrabajo en Brasil y, por lo tanto, fue elegido como el lugar del estudio. Esta investigación exploró puntos positivos y negativos del teletrabajo en Serpro desde el punto de vista de jefes, teletrabajadores y compañeros de trabajo y comparó teletrabajadores y no teletrabajadores en cuanto al desempeño profesional, al contexto laboral y al bienestar laboral. Se utilizaron cuestionarios y se condujeron análisis textuales, análisis de variancia y tests de Mann-Whitney. Sobre los puntos positivos, se destacan el aumento de la productividad y de la calidad de vida. Sobre los puntos negativos, se destacan las dificultades técnicas y las limitaciones en la interacción social. Los teletrabajadores tienen percepciones más positivas del contexto laboral, desempeño profesional y bienestar laboral. El estudio presenta un diagnóstico que puede conceder a los gestores públicos una mirada crítica y reflexiva acerca de la adopción y utilización del teletrabajo.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/277pt_BR
dc.subjecttrabalhopt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjectflexibilização do trabalhopt_BR
dc.subjectqualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectadministração pública federalpt_BR
dc.titleTeletrabalho na atualidade: quais são os impactos no desempenho profissional, bem-estar e contexto de trabalho?pt_BR
dc.titleTeleworking nowadays: what are the impacts on professional performance, well-being and work context?pt_BR
dc.titleTeletrabajo en la actualidad: ¿cuáles son los impactos en el desempeño profesional, en el bienestar y en el contexto laboral?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 72, n. 1, 133-162 p.pt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.classificationGoverno e Transformação Digitalpt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.educational.descriptionEsta pesquisa levantou os pontos positivos e negativos do teletrabalho no Serpro, sob a ótica de chefes, teletrabalhadores e colegas de teletrabalhadores, e comparou empiricamente usuários e não usuários do teletrabalho quanto ao desempenho profissional, contexto de trabalho e bem-estar no trabalho.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextUtilizaram-se questionários e conduziram-se a análises textuais, análises de variância e Testes de Mann-Whitney. Entre os pontos positivos do teletrabalho, destacam-se o aumento da produtividade e melhorias na qualidade de vida do teletrabalhador.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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