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dc.contributor.authorFernandez, Rodrigo Nobre-
dc.contributor.authorRiba, Thaís Garcia-
dc.date.accessioned2021-04-20T15:19:28Z-
dc.date.available2021-04-20T15:19:28Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6271-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo avaliar quais fatores determinam a concorrência, medida pelo número de vencedores, em cada certame, das licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Analisou-se o período de 2016 a 2017, observando-se as licitações no formato de pregão presencial ou eletrônico, que visam à aquisição de bens e serviços comuns pela administração pública com o menor preço possível. Para atingir tal meta, construiu-se uma base de dados com informações referentes a 591 pregões disponíveis na página virtual do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e aplicou-se o modelo de regressão de Poisson. Em suma, os resultados apontam que o valor do edital apresenta um efeito positivo no número de vencedores, sendo que o aumento de uma unidade dessa variável aumenta em média em 12% o número de ganhadores. Contudo, o fato de o certame apresentar pelo menos um item frustrado reduz, em média, em 30% o número de vencedores. Adicionalmente, verificou-se que o aumento de dois meses no tempo entre o lançamento e a homologação do edital acarreta, em média, um impacto positivo de aproximadamente 25% no número dos ganhadores. Esses achados podem sugerir que compras com valor mais elevado e com o prazo mais dilatado podem favorecer a administração pública no aumento da concorrência e consequentemente na obtenção de um preço unitário mais baixo.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tuvo como objetivo evaluar qué factores determinan la competencia, medida por el número de ganadores en cada evento, de las licitaciones realizadas por el Ayuntamiento de Pelotas. El análisis se realizó para el período de 2016 a 2017, y fueron observadas las licitaciones en el formato de subasta presencial y de subasta electrónica, destinadas a la adquisición de bienes y servicios comunes por parte de la Administración Pública al menor precio posible. Para lograr este objetivo, se construyó una base de datos con información referente a 591 subastas disponibles en la página virtual del Tribunal de Cuentas del Estado de Rio Grande do Sul y se aplicó el modelo de regresión de Poisson. En resumen, los resultados demuestran que el valor del aviso público tiene un efecto positivo en el número de ganadores, de esa manera el aumento de una unidad de esta variable aumenta el número de ganadores en promedio en 12%. Sin embargo, si el impacto del evento presenta al menos un artículo frustrado reduce el número de ganadores en promedio en 30%. Adicionalmente, se comprobó que el incremento de dos meses en el tiempo entre el lanzamiento y la homologación del aviso público provoca, en promedio, un impacto positivo de aproximadamente 25% en el número de ganadores. Estos hallazgos pueden sugerir que las compras de mayor valor y mayor plazo pueden favorecer a la Administración Pública para incrementar la competición y consecuentemente obtener un precio unitario más bajo.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to evaluate which factors determine the competition, measured by the winners’ number in each event, of the public bids held by the Municipality of Pelotas. The analysis was conducted taking the period from 2016 to 2017, observing the bids in the presential or electronic reverse auction format, aimed at the acquisition of common goods and services by the Public Administration at the lowest possible price. To achieve this goal, a database was built with information referring to 591 reverse auctions sessions available on the virtual page of the Rio Grande do Sul Province Court of Accounts and the Poisson regression model was applied. In summary, the results show that the monetary value of the public bid has a positive effect on the number of winners, with the increase of one unit of this variable increasing the number of winners on average by 12%. However, the impact of the contest has presented frustrated items reduces the number of winners on average by 30%. Additionally, it was found that the two-month increase in the time between the launch and the approval of the public bid on average has a positive impact of approximately 25% on the number of winners. These findings may suggest that purchases with a higher value and with a longer term may favor Public Administration in increasing competition and consequently in obtaining a lower unit price.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/277pt_BR
dc.subjectlicitaçãopt_BR
dc.subjectpregãopt_BR
dc.subjectcompras governamentaispt_BR
dc.subjectadministração pública federalpt_BR
dc.titleUma análise quantitativa do processo de concorrência em compras públicas dos pregões da Prefeitura Municipal de Pelotaspt_BR
dc.titleCompetencia en las compras públicas: un análisis económico de las subastas del Municipio de Pelotaspt_BR
dc.titleA quantitative analysis of the competition process in public purchases of Pelotas' reverse auctionspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 72, n. 1, 67-100 p.pt_BR
dc.description.classificationLogística e Compras Públicaspt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.educational.descriptionEste trabalho teve por objetivo avaliar quais fatores determinam a concorrência, medida pelo número de vencedores, em cada certame, das licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Pelotas.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextAnalisou-se o período de 2016 a 2017, observando-se as licitações no formato de pregão presencial ou eletrônico, que visam à aquisição de bens e serviços comuns pela administração pública com o menor preço possível.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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