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dc.contributor.authorLima, Victor Bastos-
dc.contributor.authorVaz, José Carlos-
dc.date.accessioned2021-04-20T14:55:45Z-
dc.date.available2021-04-20T14:55:45Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6265-
dc.description.abstractThis article aims to study the construction process of the subway system in the Brazilian cities of Salvador and Lauro de Freitas, investigating the constraints of state agencies to build this subway infrastructure. By examining the structures created to produce this urban infrastructure policy, this paper tries to explain how institutional arrangements of public policies condition state agency, in other words, how they enhance or undermine the formation of policy capacities to deliver subway infrastructure. The qualitative analysis of the data suggests that the design of institutional arrangements and their change influence the availability and mobilization of actors, resources, competences and policy instruments towards the promotion of efficacy and legitimacy in this policy.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo estudar o processo de construção do sistema metroviário nas cidades brasileiras de Salvador e Lauro de Freitas, investigando as limitações das organizações públicas para a construção dessa infraestrutura metroviária. Ao examinar as estruturascriadas para produzir essa política de infraestrutura urbana, este artigo tenta explicar como os arranjos institucionais de políticas públicas condicionam o poder de ação estatal em sua faceta relacional, em outras palavras, como eles aumentam ou prejudicam a formação de capacidades relacionais para entregar infraestrutura metroviária. A análise qualitativa dos dados sugere que o desenho dos arranjos institucionais e suas mudanças influenciam a disponibilidade e mobilização de atores, recursos, competências e instrumentos políticos para a promoção da eficácia e legitimidade dessa política pública.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo estudiar el proceso de construcción del sistema de metro en las ciudades brasileñas de Salvador y Lauro de Freitas, investigando las limitaciones de los organismos públicos para la construcción de esta infraestructura de metro. Al examinar las estructuras creadas para producir esta política de infraestructura urbana, este artículo trata de explicar cómo los arreglos institucionales de políticas públicas condicionan el poder de la acción estatal en su aspecto relacional, es decir, cómo aumentan o dificultan la formación de capacidades relacionales para entregar infraestructura de metro. El análisis cualitativo de los datos sugiere que el diseño de los arreglos institucionales y sus cambios inciden en la disponibilidad y movilización de actores, recursos, competencias e instrumentos políticos para promover la efectividad y legitimidad de esta política pública.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Inglês:English:enpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/266pt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectinfraestrutura públicapt_BR
dc.subjectgestão organizacionalpt_BR
dc.subjectpolítica urbanapt_BR
dc.subjectadministração pública federalpt_BR
dc.titleBuilding relational capacities from institutional arrangements: lessons based on the construction of Salvador's subway systempt_BR
dc.titleConstruindo capacidades relacionais a partir de arranjos institucionais: aprendizados da construção do sistema metroviário de Salvadorpt_BR
dc.titleConstruyendo capacidades relacionales a partir de arreglos institucionales: aprendizajes de la construcción del sistema de metrode Salvadorpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 71, n. b p., 78-116pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationInfraestruturapt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.educational.descriptionEste artigo tem como objetivo estudar o processo de construção do sistema metroviário nas cidades brasileiras de Salvador e Lauro de Freitas, investigando as limitações das organizações públicas para a construção dessa infraestrutura metroviária.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextA análise qualitativa dos dados sugere que o desenho dos arranjos institucionais e suas mudanças influenciam a disponibilidade e mobilização de atores, recursos, competências e instrumentos políticos para a promoção da eficácia e legitimidade dessa política pública.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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4076-Texto do Artigo-16508-1-10-20201006.pdfBuilding relational capacities from institutional arrangements: lessons based on the construction of Salvador's subway system439.58 kBAdobe PDF Thumbnail
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