Title: Percepções de controladores e controlados: como as Auditorias Internas nas autarquias e fundações públicas federais podem auxiliar a gestão no alcance dos seus objetivos institucionais
Authors: Salvatori, Daniella Alvares Melo
metadata.dc.contributor.other: Fernandes, Ciro Campos Christo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 112 páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Daniella Alvares Melo Salvatori
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: O presente estudo buscou investigar como as unidades de Auditoria Interna nas autarquias e fundações públicas federais auxiliam a gestão no alcance dos seus objetivos institucionais. Buscou, ainda, verificar se o controle tem sido percebido pela gestão como capaz de exercer um papel importante no alcance desses objetivos ou como obstáculo à sua autonomia e à agilidade administrativa, o que leva a frequente tensionamento entre esses dois atores. Trata-se de pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso, realizado a partir de um frame analítico elaborado com base nos referenciais das teorias do agente-principal (assimetria de informações) e da intersetorialidade, aplicado junto a gerentes e dirigentes ocupantes de cargos de auditoria interna e de presidente ou equivalente das áreas meio e finalística dessas entidades. O estudo focalizou duas autarquias e duas fundações públicas federais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Águas (ANA). A pesquisa registrou as percepções dos gestores dessas entidades a respeito do perfil, papel e contribuição das auditorias internas, vistas como capazes de exercer importante atuação no sentido de assegurar transparência e conformidade aos atos praticados pela gestão, bem como na mediação entre a organização que integra e os órgãos de controle. Por outro lado, a atuação do controle também foi encarada, em algumas situações, como excessivamente legalista e incapaz de avaliar a eficácia e os resultados das políticas. Ainda assim, constatou-se que o relacionamento do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e das auditorias internas, que atuam sob sua supervisão técnica, vem passando por mudanças no sentido de trabalharem mais próximas da gestão. O estudo levantou possibilidades de trabalho colaborativo entre controle interno e gestão, tendo em vista a finalidade comum de alcance dos objetivos institucionais e a contribuição do controle quando envolvido na busca conjunta de soluções com a gestão.
Keywords: controle interno;  auditoria interna;  administração pública federal;  gestão organizacional
Target: Dissertação apresentado ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6204
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_DANIELLA_SALVATORI_Percepçõesdecontroladoresecontrolados_ENAP_2020_vfinal (1).pdfDissertação - Daniella Salvatori1.89 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.