A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Fabrício Souza | - |
dc.contributor.other | Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-15T23:05:29Z | - |
dc.date.available | 2021-03-15T23:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para este estudo. O objetivo geral do trabalho é analisar tal impacto. Os objetivos específicos são avaliar o desenho da política pública do Pronera e elenco de impactos, assim como comparar os projetos pedagógicos das turmas regulares da universidade e do Pronera. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental referente ao curso e às atividades dos educandos. Após a análise, percebeu-se que os educandos são o elemento principal de impacto nas áreas de reforma agrária ao se considerar o seu caráter transformador, sua defesa da agricultura familiar e seu diálogo de saberes. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | educação do campo | pt_BR |
dc.subject | agronomia | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject | reforma agrária | pt_BR |
dc.subject | agricultura | pt_BR |
dc.title | A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Fabrício Souza Dias | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 35 Páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias. | pt_BR |
dc.educational.context | 369 horas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
artigo_última_versão_05-12.pdf | Arquivo principal | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.