Título: A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
Autor(es): Dias, Fabrício Souza
Contribuidor: Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 35 Páginas
Data: Nov-2020
Detentor dos direitos autorais: Fabrício Souza Dias
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Resumo: O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para este estudo. O objetivo geral do trabalho é analisar tal impacto. Os objetivos específicos são avaliar o desenho da política pública do Pronera e elenco de impactos, assim como comparar os projetos pedagógicos das turmas regulares da universidade e do Pronera. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental referente ao curso e às atividades dos educandos. Após a análise, percebeu-se que os educandos são o elemento principal de impacto nas áreas de reforma agrária ao se considerar o seu caráter transformador, sua defesa da agricultura familiar e seu diálogo de saberes.
Palavras-chave: educação do campo;  agronomia;  desenvolvimento regional;  reforma agrária;  agricultura
Objetivo: Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Público alvo: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Contexto de aprendizagem: 369 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.;  04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_última_versão_05-12.pdfArquivo principal1.05 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.