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dc.contributor.authorFernandez, Rodrigo Nobre-
dc.contributor.authorCarraro, André-
dc.contributor.authorSaulo, Helton-
dc.contributor.authorPivatto, Douglas-
dc.contributor.authorFreitas, Everton-
dc.date.accessioned2020-10-14T21:55:15Z-
dc.date.available2020-10-14T21:55:15Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5518-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar os contratos de concessão de praças de pedágio existentes no Estado do Rio Grande do Sul no período de 1998 até 2012, utilizando as informações obtidas do Relatório de Acompanhamento do Programa Estadual de Concessão Rodoviária do Rio Grande do Sul (PECR-RS). Para atingir tal meta, emprega-se o modelo de simulação proposto por Ng et al. (2007), o qual utiliza o procedimento de simulação de Monte Carlo, que permite inserir as informações contratuais, de modo a visualizar um possível comportamento das empresas durante a execução dos mesmos. Em suma, os resultados encontrados indicam que, para as praças analisadas com a taxa interna de retorno sendo aquela considerada no projeto básico de exploração, o tempo ótimo simulado foi igual ou menor do que aquele acordado contratualmente. Deve-se destacar que os contratos apresentados pelas concessionárias Rodo Sul e Santa Cruz seriam economicamente inviáveis dentro deste período de tempo.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo analizar los contratos de concesión para las plazas de peaje existentes en el Estado de Rio Grande do Sul de 1998 a 2012, utilizando la información obtenida del informe de monitoreo del Programa Estatal de Concesión de Carreteras de Rio Grande do Sul (PECR) -RS). Para lograr este objetivo, se usa el modelo de simulación propuesto por Nget al. (2007), que utiliza el procedimiento de simulación Monte Carlo, que permite ingresar información contractual, para visualizar un posible comportamiento de las empresas durante su ejecución. En resumen, los resultados encontrados indican que, para las plazas de peaje analizadas siendo la tasa interna de retorno considerada en el proyecto de exploración básica, el tiempo óptimo simulado fue igual o menor que el acordado en el contrato. Cabe señalar que los contratos presentados por los concesionarios Rodo Sul y Santa Cruz serían económicamente inviables dentro de este período de tiempo.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the concession contracts for toll plazas existing in the State of Rio Grande do Sul from 1998 to 2012, using the information obtained from the Monitoring Report of the State Highway Concession Program of Rio Grande do Sul (PECR-RS) .To achieve this goal, was used the computational model proposed by Ng et al. (2007), which uses the Monte Carlo simulation procedure, which allows entering contractual information, in order to visualize a possible behavior of companies during project execution. In short, the results indicate that for the analyzed plazas, with the internal rate of return being that considered in the basic exploration project, the simulated optimal time was equal to or less than that agreed in the contract. It should be noted that the contracts presented by the concessionaires Rodo Sul and Santa Cruz would be economically unfeasible within this period of time.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3983pt_BR
dc.subjectconcessões rodoviáriaspt_BR
dc.subjectanálise de projetospt_BR
dc.subjectsimulação de projetospt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.titleSimulação de Monte Carlo para estimativa do tempo ótimo de contratos de concessão: estudo de caso baseado em rodovias do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleSimulación de Monte Carlo para estimar el tiempo óptimo de los contratos de concesión: estudio de caso basado en carreteras en Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleMonte Carlo simulation to estimate the concession contracts optimal time: a case study based on Rio Grande do Sul highwayspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 71, n. 2, p. 227-249pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationInfraestruturapt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptionEste trabalho tem por objetivo analisar os contratos de concessão de praças de pedágio existentes no Estado do Rio Grande do Sul no período de 1998 até 2012, utilizando as informações obtidas do Relatório de Acompanhamento do Programa Estadual de Concessão Rodoviária do Rio Grande do Sul (PECR-RS).pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextEste trabalho tem por objetivo estimar o tempo ótimo de cada contrato para projetos de concessão de praças de pedágio existentes no Estado do Rio Grande do Sul no período de 1998 até 2012, calibrando com dados obtidos do Relatório de Acompanhamento do Programa Estadual de Concessão Rodoviária do Rio Grande do Sul (PECR-RS). Para realizar tal tarefa, os cálculos são feitos a partir do modelo de simulação proposto por Ng et al. (2007), que permite estimar com qual probabilidade o projeto será executado de forma exitosa dentro do período de contrato.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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