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dc.contributor.authorAntunes, Maciel Carlos-
dc.date.accessioned2020-09-21T20:19:28Z-
dc.date.available2020-09-21T20:19:28Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5394-
dc.description.abstractAs informações sobre o desempenho orçamentário dos programas de governo devem nortear o procedimento de elaboração e aprovação da proposta orçamentária, principalmente no quesito alocação de recursos. Para maior efetividade dessa regra é necessária a sua normatização. Assim, deparou-se com a seguinte questão: as normas orçamentárias existentes obrigam a avaliação e divulgação do desempenho orçamentário? O objetivo deste estudo é identificar nos normativos do Brasil e dos Estados Unidos a existência de obrigatoriedade de prestar informações sobre desempenho orçamentário e, para tanto, utiliza-se de pesquisa comparativa descritiva, sob a abordagem quantitativa (Hair et al., 2005;Bardin, 2011). Desenvolveu-se um estudo comparativo entre normativos orçamentários brasileiros e norte-americanos para diagnosticar a institucionalização (Powell; DiMaggio, 1991) das informações orçamentárias nesses dois países. Os achados levam à conclusão de que existe a obrigatoriedade de prestação de informações sobre o desempenho orçamentário, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, embora não contemplem de forma igualitária todas as perspectivas do desempenho. Inferiu-se, também, que em ambos os países o Poder Legislativo figura como principal destinatário dessa informação.pt_BR
dc.description.abstractLas informaciones sobre el desempeño presupuestario de los programas de gobierno deben orientar el procedimiento de elaboración y aprobación de la propuesta presupuestaria, principalmente en lo que se refiere a la asignación de recursos. Para mayor efectividad de esta regla es necesaria su institucionalización. Así, se encontró con la siguiente cuestión: ¿las normas presupuestarias existentes obligan a la evaluación y divulgación del desempeño presupuestario? El objetivo de este estudio es identificar en los normativos brasileños y de los Estados Unidos de América de la obligatoriedad de proporcionar informaciones sobre desempeño presupuestario y, para ello, se utiliza de investigación comparativa descriptiva, bajo el abordaje cuantitativo (Hair et al., 2005 y Bardin, 2011). Se desarrolló un estudio comparativo entre normativos presupuestarios brasileños y norteamericanos para diagnosticar la institucionalización (Powell y DiMaggio, 1991) de las informaciones presupuestarias en esos dos países. Los descubrimientos llevan a la conclusión de que existe la obligación de proporcionar información sobre el desempeño presupuestario tanto en Brasil como en los Estados Unidos, aunque no contemplan de forma igualitaria todas las perspectivas del desempeño. Se ha inferido, también, que en ambos países el Poder Legislativo figura como principal destinatario de esa información.pt_BR
dc.description.abstractThe information of budget performance of the government programs should guide the development and approval procedure of the public budget proposal, especially regarding resource allocation. For effectiveness of this rule is necessary your institutionalization. Thus, it was faced with the following question: in the budgetary laws existing requirements to the evaluation and disclosure of budgetary performance? The object of this study is to identify in the Brazilian and USA budget laws the obligation to give the information of the budget performance and, therefore, this article proposed descriptive research with a quantitative approach (content analysis) according to Hair et al. (2005) and Bardin (2011). The article developed comparative study between Brazilian and North Americans budgetary laws to diagnose the institutionalization of budget information in these two countries. The findings lead to the conclusion that there is an obligation to provide information about budgetary performance, both in Brazil and in the United States, although they do not consider all performance perspectives equally. It was also noted that in both countries the Legislative Branch is the main stakeholder of this information.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/2919pt_BR
dc.subjectorçamento públicopt_BR
dc.subjectnormapt_BR
dc.subjectinstitucionalismopt_BR
dc.subjectdecisão administrativapt_BR
dc.subjectindicador de desempenho de processospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.titleInformações sobre desempenho orçamentário: estudo comparativo das normas orçamentárias no Brasil e Estados Unidos da Américapt_BR
dc.titleInformaciones sobre el desempeño presupuestario: estudio comparativo de las normas presupuestarias en Brasil y Estados Unidos de Américapt_BR
dc.titlePerformance informed budgeting: comparative study of the budget rules in Brazil and the United Statesof Americapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 70, n. 2, p. 219-238pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptionEste artigo tem como objetivo identificar nos normativos do Brasil e dos Estados Unidos a existência da obrigatoriedade de prestar informações sobre desempenho orçamentário, a partir das perspectivas da eficiência, eficácia, efetividade e do planejamento. Devido à correlação entre desempenho e planejamento, reconheceu-se este último como uma perspectiva de avaliação.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleA discussão oferecida no artigo é relevante para a administração pública, pois demonstra a necessidade de institucionalização das informações sobre o desempenho orçamentário e de programas do governo, e indica as perspectivas que devem ser desenvolvidas. Direcionando-se ao espaço acadêmico, a contribuição deste paper revela-se associada à produção de conhecimento sobre o orçamento informado por desempenho, assunto debatido por Goñi (2001 e 2010), Varone e Jacob (2004), Schick (2007), Gómez e Willoughby (2008), Hilton e Joyce (2010).pt_BR
dc.educational.contextO objetivo deste estudo é identificar nos normativos do Brasil e dos Estados Unidos a existência de obrigatoriedade de prestar informações sobre desempenho orçamentário e, para tanto, utiliza-se de pesquisa comparativa descritiva, sob a abordagem quantitativa (Hair et al., 2005; Bardin, 2011). Desenvolveu-se um estudo comparativo entre normativos orçamentários brasileiros e norte-americanos para diagnosticar a institucionalização (Powell; DiMaggio, 1991) das informações orçamentárias nesses dois países.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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