Title: Curso Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços
Authors: Cleaver, Ana Julieta Teodoro (Conteudista, 2020)
Garcia, Izabel da Silva Rodrigues (Conteudista, 2020)
Sampaio, Lara Menezes Bezerra (Conteudista, 2020)
Roncaratti, Luanna Sant’Anna (Conteudista, 2020)
Castro, Maria Soledad Maroca (Conteudista, 2020)
metadata.dc.contributor.other: Takeda, Haruo Silva (Coordenação Web, 2020)
Silva, Ludmila Bravim da (Revisão de texto, 2020)
Silva, Fabricia Kelly Alves Ramos da (Implementação Articulate, 2020)
Scaff, Karen Evelyn (Direção e produção gráfica, 2020)
Garcia, Yan Almeida (Implementação Moodle, 2020)
Albim, Vanessa Mubarak (Diagramação, 2020)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://rise.articulate.com/share/pwLciTvbKI0095Rk6diEVMTA4MI_Npgb#/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: A pesquisa com usuários de serviços públicos: conceitos fundamentais, 36 páginas
Módulo 2: O Desenho da Pesquisa , 32 páginas
Módulo 3: O trabalho de campo, 55 páginas
Módulo 4: Consolidação dos achados, 27 páginas
Issue Date: Sep-2020
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Excelência na Entrega de Serviços
Governança
Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos
Abstract: O curso Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços foi desenvolvido em 2020 pela Enap em parceria com a secretaria de Governo Digital/Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ME. O curso abordará a pesquisa com usuários, tendo em vista que é a melhor maneira de descobrir qual é a experiência e a expectativa das pessoas que realmente utilizam (ou utilizarão) determinado produto ou serviço, de forma a obter insights para projetá-lo ou aprimorá-lo. Dessa forma, o curso apresentará a pesquisa sobre a experiência dos usuários no contexto de transformação digital de serviços públicos, a fim de evidenciar a melhoraria da experiência do cidadão com os serviços. O conteúdo deste curso é estruturado em 4 módulos: Módulo 1 – A pesquisa com usuários de serviços públicos: conceitos fundamentais. Módulo 2 – O desenho da pesquisa. Módulo 3 – O trabalho de campo. Módulo 4 – Consolidação dos achados.
Keywords: pesquisa;  usuário;  atendimento ao cliente;  governança;  serviços públicos
Target: O objetivo do curso é apresentar conceitos e procedimentos sobre pesquisa com usuários, por meio da experiência acumulada pelo Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (DEUXS/SGD/ME). Ao final deste curso, espera-se que o público seja capaz de: Reconhecer a importância da experiência do usuário na prestação dos serviços públicos. Identificar a experiência do usuário no contexto de transformação digital do Governo Federal. Citar a experiência dos usuários com os serviços públicos. Especificar as fases do design thinking utilizadas na construção da experiência do usuário. Identificar os principais conceitos sobre a realização da pesquisa com usuários de serviços públicos. Definir conceitos sobre pesquisa com usuários de serviços públicos. Reconhecer a importância do plano de trabalho para a pesquisa com usuários de serviços públicos. Identificar a preparação para a coleta de dados da pesquisa com usuários de serviços públicos. Reconhecer os diferentes métodos e técnicas de pesquisa, de modo a obter resultados mais profundos. Identificar os preceitos da análise heurística. Aplicar questões práticas de pesquisa. Executar o processamento das informações de campo. Apresentar de forma sistemática os dados coletados em uma pesquisa.
Target Audience: O curso Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços destina-se às pessoas que trabalham com a temática "pesquisa com usuários".
metadata.dc.educational.context: Este curso terá o conteúdo ministrado via internet, utilizando o Moodle disponível na Escola Virtual de Governo - EV.G, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas. Os módulos realizados a distância serão complementados com encontro presencial, onde o aluno poderá aplicar o conteúdo em simulações e atividades práticas. Importante! Este curso é sem tutoria. Não há presença do tutor para tirar dúvidas de conteúdo nem a interação com outros participantes por meio de salas de bate papo informais (chats) ou fóruns de discussão. Os recursos utilizados serão: CheckList: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas. Glossário: ferramenta semelhante a um dicionário, que permite a cada participante criar e manter uma lista de termos e definições. Biblioteca: recurso disponível com leituras referentes aos temas do curso. Entre eles, constam o conteúdo do curso para impressão. Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário, ao final de cada conteúdo. Avaliação de Satisfação do Curso: estratégia de coleta de opiniões do participante, visando ao aperfeiçoamento de ações educacionais ofertadas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
metadata.dc.description.additional: Desenvolvimento do curso realizado no âmbito do acordo de Cooperação Técnica FUB / CDT / Laboratório Latitude e Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5325
Appears in Collections:Escola Virtual: Transparência, Controle e Participação
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Módulo 1 - A pesquisa com usuários de serviços públicos conceitos fundamentais.pdfMódulo 1 - A pesquisa com usuários de serviços públicos conceitos fundamentais2.82 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Módulo 2 - O Desenho da Pesquisa.pdfMódulo 2 - O Desenho da Pesquisa1.73 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Módulo 3 - O trabalho de campo.pdfMódulo 3 - O trabalho de campo3.15 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Módulo 4 - Consolidação dos achados.pdfMódulo 4 - Consolidação dos achados2.02 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.