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dc.contributor.authorAzevedo, Ricardo Rocha de-
dc.date.accessioned2020-08-20T01:22:01Z-
dc.date.available2020-08-20T01:22:01Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5267-
dc.description.abstractA pesquisa analisa o processo de mudança no ciclo orçamentário do setor público, a partir da introdução do planejamento de resultados no país. As alterações legais têm proposto novas regras que requerem mudanças na lógica institucional orçamentária largamente presentes nas organizações do setor público. O planejamento de resultados (PBB) contém uma lógica que conflita com a lógica orçamentária por inputs, dominante. Como as lógicas são conflitantes, e desafiam o status quo, os atores na organização passam a resistir, o que gera respostas como ajustes de escopo, revisões de prazos de adoção ou adoção cerimonial, quase sempre justificadas pela ‘falta de estrutura’ dos órgãos. A literatura institucional apresenta elementos que permitiriam abrir uma “janela de oportunidade” para mudanças institucionais, como choques ou a chegada de novos membros às organizações, por serem mais reflexivos. A pesquisa tem como objetivo analisar se esses elementos abririam uma janela de oportunidade que permitiria à nova lógica proposta presente no planejamento por resultados ser introduzida. Para isso, a pesquisa desenvolveu hipóteses institucionais, que foram testadas com dados do planejamento de resultado de 639 municípios do Estado de São Paulo para os anos de 2011 e 2015, através de modelos de regressão. Os resultados indicam que tanto a crise fiscal quanto a rotatividade acabaram fortalecendo a lógica orçamentária tradicional, pela pressão de obter respostas de curto-prazo. Por fim, são discutidos fatores que poderiam ter potencializado o baixo nível de institucionalização, como o modelo de adoção do PBB adotado e a ausência de um patrocinador da reforma no processo de difusão, enfraquecendo a etapa de teorização a favor da reforma. A pesquisa é relevante para auxiliar na discussão da presença de instituições, que devem ser consideradas ao se propor uma reforma.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherX Prêmio SOF de Monografiaspt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjectorçamento públicopt_BR
dc.subjectcontabilidade públicapt_BR
dc.subjectreforma orçamentáriapt_BR
dc.titleX Prêmio SOF de Monografias 2º Lugar: Resistências ao planejamento de resultados e a lógica orçamentária dominante em municípiospt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderRicardo Rocha de Azevedopt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical81 páginaspt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalTema 2: Orçamento Público / Subtema: 10 – Orçamento orientado a resultadospt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio SOF de Monografias - de 2007 a 2023


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