Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5166
Title: Desburocratizando a burocracia e evidenciando os burocratas de nível de rua
Authors: Dias, Fabiana
metadata.dc.contributor.other: Lotta, Gabriela Spanghero (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 35 páginas
Issue Date: Apr-2020
metadata.dc.rights.holder: Fabiana Dias
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: A desburocratização necessita da burocracia para impulsioná-la. Os Burocratas de Nível de Rua (BNRs) dão concretude às políticas públicas e são fortalecidos de acordo com o formato da administração pública gerencial, com redefinição de funções e aumento da governança do Estado no intuito de viabilizar uma entrega efetiva e eficiente de serviços públicos à sociedade, com rapidez, boa qualidade e baixos custos. Essa entrega de serviços corresponde à implementação – pelos burocratas – das políticas públicas definidas pelos políticos. Essa entrega é a atividade primordial dos burocratas de nível de rua que estão na base operacional da política e que são a face mais visível do Estado, definindo o contexto de atuação. Para tanto, utilizam-se de discricionariedade para definir o seu campo e o seu formato de atuação. O panorama que este artigo se propõe a apresentar está focado em simplificar os procedimentos e em agilizar o alcance da finalização dos processos e das entregas, com o propósito de aprimorar o funcionamento da máquina estatal e visionando ocasionar circunstâncias mais proveitosas no fortalecimento da transparência, sem deixar de respeitar as regras processuais e internas. Trata-se, assim, de evitar que a prática impensada das atuais rotinas impeça o desenvolvimento de modelos desburocratizados e mais eficazes.
Keywords: desburocratização;  administração pública;  burocracia;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: 378 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5166
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabiana Dias.pdf316,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.