Title: Trajetórias de endividamento e regras fiscais
Authors: Souto, Gabriela Lopes
metadata.dc.contributor.other: Gadelha, Sérgio Ricardo de Brito (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 21 páginas
Issue Date: 14-Aug-2019
metadata.dc.rights.holder: Gabriela Lopes Souto
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Orçamento e Finanças
Abstract: O objetivo geral deste estudo se fundamenta em avaliar como as trajetórias de endividamento de determinados países se comportam quando esses países estão sob uma regra fiscal de limite de dívida, assim como investigar se há uma melhora na evolução do indicador de endividamento como percentual do PIB ao longo do tempo e relacionar os dois fatos: a mudança de trajetória à adoção da regra. Para isso será analisado o histórico do indicador em tela, bem como outros fatos econômicos que ajudam a entender como as trajetórias podem ter se alterado ao longo do tempo. Procura-se, portanto, mensurar se de fato as regras fiscais de dívida cumprem seu papel de auxiliar na consolidação fiscal de determinado país.
Keywords: finanças públicas;  capacidade de endividamento;  dívida pública;  economia
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Target Audience: Especialistas e interessados em direito tributário.
metadata.dc.educational.context: 364 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5116
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Lopes Souto.docxartigo principal79.16 kBMicrosoft Word XML View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.